O Corinthians recebeu o Vasco em partida válida pela décima sétima rodada do Campeonato Brasileiro 2023, em uma Neo Química Arena sem público, devido a punição do STJD.
O Timão venceu por 3 a 1, com gols de Yuri Alberto, Maycon e Róger Guedes. Para o time carioca, Gabriel Pec diminuiu o placar.
Corinthians atropela o Vasco pelo Brasileirão
O primeiro lance de perigo veio logo aos dois minutos quando Adson cruzou bem e Yuri Alberto subiu cabeceando para fora.
Pouco depois o Corinthians teve contra ataque que Adson puxou bem, lançou para Guedes que cortou para o meio e finalizou para fora do gol em boa jogada construída pelo setor ofensivo.
O Timão continuou a Blitz ofensiva antes dos 10 minutos de jogo, quando a defesa do Vasco deu muito espaço e Guedes foi avançando e de fora da área arriscou finalização forte para defesa de Léo Jardim.
A primeira chance clara do Vasco veio aos 16 minutos, quando Piton subiu bem pela esquerda, cruzou bem e Jair apareceu do outro lado para finalizar e obrigar Cássio a defender mandando para escanteio.
O Corinthians abriu o placar logo aos 19 minutos quando Renato Augusto começou boa jogada, mandou para Adson cruzar, o meia cruzou para o próprio Renato só escorar e Maycon vir de trás enchendo o pé marcando de fora da área comprovando a evolução que vem tendo nos últimos jogos.
Figueiredo tomou boa bola ainda no campo de ataque de Maycon e tentou finalização de fora da área mas Cássio defendeu mais uma vez.
O Vasco chegou em grande contra ataque pelo lado esquerdo da defesa do Corinthians, Pumita cruzou rasteiro e na hora de finalizar para marcar o centroavante recém contratado Ferreira finalizar para fora, desperdiçando boa chance de empate.
Na segunda etapa, o Vasco vinha melhor e conseguindo imprimir seu ritmo, mas em contra ataque Ruan Oliveira roubou a bola, tocou para Guedes que passou muito bem para Yuri Alberto dominar e finalizar forte para marcar o segundo gol do Timão no jogo.
O Vasco chegou a diminuir o placar em jogada de Orellano que achou lindo passe para Pec driblar Cássio e tocar para as redes, mas a reação durou pouco, pois logo depois o Corinthians teve pênalti a seu favor em toque de mão e na cobrança Róger Guedes fez história ao se tornar o maior artilheiro da Neo Química Arena de maneira isolada, com 31 gols marcados.