Com apenas 33 pontos no Campeonato Brasileiro, o Corinthians amarga a 15° posição, tendo três pontos a mais que o Vasco, primeira equipe dentro da zona de rebaixamento.
Por mais que a colocação do alvinegro seja delicada, resta ainda o sonho de uma vaga continental que, se acontecer, será para a Copa Sul-Americana.
Rebaixamento x Sul-Americana: Corinthians briga nos dois lados da tabela, veja números:
Com base na péssima temporada em 2023, o Timão é um dos candidatos a rebaixamento no Brasileirão. Por isso, as contas começam a aparecer e preocupar o torcedor.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o alvinegro, atualmente, possui 25,3% de chances de ser rebaixado. No ranking estão:
- 1- América-MG: 99,61%
- 2- Coritiba: 98,9%
- 3- Vasco: 51,7%
- 4- Santos: 50,3%
- 5- Goiás: 36,7%
- 6- Corinthians: 25,3%
Tendo em vista a “pontuação mágica” dos 45 pontos para a salvação do rebaixamento, o Corinthians precisaria apenas de 12 pontos, o que significariam apenas quatro vitórias.
Pensando pelo lado positivo, a fiel torcida segue sonhando em disputar uma vaga continental para 2024. E segundo a UFMG, as chances disso acontecer são de 28%.
Além disso, esse número pode aumentar em caso de conquistas de Libertadores e Sul-Americana por Fluminense e Fortaleza respectivamente, gerando mais vagas para clubes brasileiros.
Confrontos diretos na reta final do Timão!
Na reta final do Campeonato Brasileiro, o Corinthians terá diversos confrontos diretos, tanto pensando em fugir do Z-4, quanto em classificação para a Copa Sul-Americana.
No total, são seis jogos contra equipes na parte de baixo da tabela, sendo elas: Cuiabá, Santos, Bahia, Vasco, Internacional e Coritiba.