O Timão entrará em campo na próxima quarta-feira (16), contra o São Paulo, pela Copa do Brasil. A partida será válida pela semifinal da copa nacional, e poderá credenciar o Corinthians á disputar três finais em seis anos.
Com isso, confira os anos em que o alvinegro foi finalista da principal competição de mata-mata do Brasil.
Corinthians pode chegar á sua terceira final de Copa do Brasil em seis anos
A primeira dessas decisões foi em 2018. No recorte das oitavas até a final, o Timão eliminou o Vitória (Ag. 3×1), a Chapecoense (Ag. 2×0) e o Flamengo (Ag. 2×1), até enfrentar o Cruzeiro na final, perdendo as duas partidas para a equipe mineira, por 1 a 0 na ida e 2 a 1 na volta.
A segunda decisão foi mais recente. Em 2022, o Timão também chegou longe na competição. No período das oitavas até a final, o Timão eliminou o Santos (Ag. 4×1), o Atlético Goianiense (Ag. 4×3), o Fluminense (Ag. 5×2) até chegar á final e enfrentar o Flamengo, perdendo nos pênaltis após dois empates no tempo normal. Na ocasião, a ida terminou em 0 a 0, e a volta teve a igualdade em 1 a 1, fazendo assim com que as penalidades fossem instauradas. Por 6 a 5, o Timão perdeu para o Flamengo, sendo vice mais uma vez.
Atualmente, o Corinthians pode, novamente, chegar á decisão da Copa do Brasil. Em 2023, no recorte das principais fases da competição, eliminou o Atlético Mineiro, nos pênaltis, por 3 a 1, após empate por 2 a 2 no agregado. Nas quartas, o Timão eliminou o América Mineiro, também nos pênaltis, por 3 a 1, após mais uma igualdade no agregado, em 3 a 3. Na atual fase de semifinal, o Corinthians venceu o jogo de ida contra o São Paulo, levando a vantagem para o Morumbi, em duelo que será disputado na próxima quarta-feira (16), ás 19h30.
Nas outras edições dentro desses seis anos, o Timão caiu nas oitavas de final em 2019 e 2020, além de ser eliminado na terceira fase em 2021.
De olho nas penalidades
Além da expectativa de chegar em mais uma final, o Timão vive fase em que disputa muitos pênaltis, sobretudo na copa nacional. Da segunda fase até a semifinal, os comandados de Luxemburgo disputaram penalidades em todas as fases diante de Remo, Atlético Mineiro e América Mineiro foram as equipes eliminadas.