Na tarde do último domingo (12) o Corinthians foi eliminado do Campeonato Paulista 2023, e corre o risco de não disputar a Copa do Brasil de 2024.
Recentemente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alterou as regras de classificação para a competição nacional, bem como, excluiu o Ranking de clubes como critério de qualificação para o torneio.
Veja a nova regra que pode fazer o Corinthians não disputar a Copa do Brasil de 2024
Apesar do risco de não disputar a Copa do Brasil de 2024, o Corinthians terá algumas possibilidades para garantir a vaga na competição nacional.
Antes de tudo, é importante ressaltar como funciona a nova regra, e a mudança de classificação que foi feita pela CBF em dezembro do ano passado.
A princípio, a partir de 2024, o torneio terá 92 participantes, sendo que 80 vagas serão distribuídas entre as federações estaduais.
As outras 12 vagas restantes ficarão com os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B do Brasileirão e com as equipes classificadas para a Copa Libertadores. Caso sobrem vagas, elas ficarão com as equipes melhor classificadas na Série A do Campeonato Brasileiro.
Veja as possibilidades do Timão
- Jogar e vencer a Copa Paulista;
- Conquistar o título Copa do Brasil 2023;
- ser o campeão da Libertadores 2023.
- terminar o Brasileirão dentro da zona de classificação à Libertadores;
Caso o Timão não consiga a classificação em nenhum destes cenários ainda é possível garantir vaga mesmo disputando a Copa Sul-Americana 2024. Logo, se CBF não preencher as 12 vagas, elas serão distribuídas aos melhores times da Série A que não conseguiram vaga na Libertadores.