Corinthians x São Paulo prometem fazer um dos maiores Majestosos dos últimos anos na partida válida pela primeira semifinal da Copa do Brasil 2023.
Para esquentar ainda mais o clássico, preparamos um tradicional mano a mano entre as equipes, utilizando como base uma formação de 4-4-2 para espelhar os times.
Mano a Mano Corinthians x São Paulo pela Copa do Brasil 2023
- Goleiro: Cássio
No gol é quase unanimidade entre torcedores de ambas as equipes que Cássio sai na frente diante do goleiro Rafael, por conta de diversos quesitos como experiência e principalmente poder de decisão.
Cássio pegou pênaltis nas três decisões que o Corinthians passou nesta Copa do Brasil, sendo peça mais do que fundamental para o elenco corinthiano.
Rafael também tem sua parcela de importância no gol são paulino, porém apesar de ter enfrentado o Palmeiras nas quartas, o goleiro não foi tão exigido a ponto de ser o equilíbrio entre passar ou não de fase.
- Lateral Direito: Rafinha
Um dos confrontos mais equilibrados entre Corinthians x São Paulo é na lateral direita, onde ambos tem dois laterais muito experientes e com vasto currículo em conquistas.
A opção por escolher Rafinha a frente de Fagner é pela constância que Rafinha vem apresentando em suas atuações, diferente do camisa 23 alvinegro que já demonstrou algumas inconstâncias durante a temporada 2023, sendo as vezes até colocado no banco de reservas para que Bruno Méndez, zagueiro de origem, fosse escalado em seu lugar.
- Zagueiros: Arboleda e Murillo
A escolha da dupla de zaga partiu da constância entre os defensores das equipes.
Do lado do Corinthians, Murillo vem sendo o principal zagueiro da equipe, enquanto o experiente Gil passa por críticas. Bruno Mendez e Caetano entram em algumas partidas, porém ambos são tidos como reservas.
Por outro lado, Arboleda está na frente de Beraldo e Diego Costa. Todos eles sofreram com lesões, mas o camisa 5 vem tendo melhor sequência na equipe comandada por Dorival Jr, além de possuir grande experiência em clássicos, diferente dos outros dois companheiros de setor.
- Lateral esquerdo: Caio Paulista
Apesar de ser improvisado na lateral esquerda, Caio Paulista é o melhor em relação aos dois laterais do Corinthians atuais, Fábio Santos e Matheus Bidu, sendo importante no ataque e na defesa em um histórico recente
- Volantes: Pablo Maia e Fausto Vera
Pablo Maia praticamente garantiu a titularidade como volante do São Paulo. Até agora na temporada ele possui 32 jogos, três gols e uma assistência. Luan, Gabriel Neves e Jeghson Mendez entraram em pauta, mas nenhum deles conta com a constância de Maia.
Do lado corinthiano, com a ausência de Moscardo, Giuliano deve herdar a posição. Tendo em vista as opções do Corinthians para primeiro volante, Pablo Maia está na frente.
- Meias: Renato Augusto e Rojas
Na disputa de meio de campo, Renato e Rojas levaram a melhor contra Luciano e Rato. Os meias do Corinthians, além de maior qualidade técnica, possuem maior poder de decisão, o que pesa num clássico como o Majestoso.
Rato passa por temporada irregular, enquanto Rojas estreou bem pelo Corinthians, Luciano flutua bem pelo meio, mas Renato é mais importante nesse setor.
- Atacantes: Róger Guedes e Calleri
No ataque, Róger Guedes vive sua melhor fase na carreira, sendo artilheiro do Corinthians na atual temporada e atraindo atenção de outros clubes, enquanto o outro escolhido Calleri também vive grande fase e tem faro de gol muito apurado para um clássico decisivo como este.
- Resultado Final: Corinthians 6 x 5 São Paulo
Apesar da leve vantagem corinthiana, no mano a mano ficou notório o equilíbrio entre as equipes para se enfrentarem nos dois confrontos desta semifinal.