Aviso de Cookies

Mais que merecido: Ídolo do basquete do Corinthians entra para o Hall da Fama da FIBA

Identidade Corinthiana

mais-que-merecido-idolo-do-basquete-do-corinthians-entra-para-o-hall-da-fama-da-fiba-01

O esforço da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) finalmente deu certo. Desde 2019 a entidade vem nomeando o ex-jogador de basquete do Corinthians, Wlamir Marques. Marcelo Gomes e Ricardo Zanei, jornalistas da ESPN, foram os responsáveis por elaborar um dossiê comprovando todos os feitos do ex-atleta.

A entrada do “Diabo Loiro” no Hall da Fama da FIBA aconteceu em uma cerimônia realizada em Manila, nas Filipinas, nesta última quarta-feira (23). O ex-atleta cogitou viajar para acompanhar a cerimônia, mas não o fez por recomendações médicas.

Wlamir Marques falou sobre a entrada para o Hall da Fama da FIBA

mais-que-merecido-idolo-do-basquete-do-corinthians-entra-para-o-hall-da-fama-da-fiba-02
Wlamir Marques é nada menos do que o ídolo cujo nome foi dado ao Ginásio do Parque São Jorge, desde 2016. Foto: Estadão Conteúdo

O Diabo Loiro gravou um vídeo que foi passado durante a cerimônia nas Filipinas. Contente, ele fez diversos agradecimentos e lembrou de suas conqusitas.

“Eu queria agradecer à Federação Internacional de Basquetebol, pela minha indicação ao Hall da Fama de 2023.É uma honra muito grande chegar a esse ponto. Isso tudo começou quando eu era muito jovem na cidade de São Vicente, e a primeira vez que fui convocado para a Seleção Brasileira foi em 1953. Ainda jogava no São Vicente. Tive muitas conquistas que foram numeradas, mas as mais importantes foram os vice-campeonatos mundiais de 1954 e 1970, os dois Mundiais que conquistei – no Chile, em 1959, e no Rio de Janeiro, em 1963. Também conquistei duas medalhas de bronze, uma rem Oma em 1960, e outra em Tóquio, em 1964.”

Wlamir relembrou sua indicação por parte do Comitê Olímpico Brasileiro.

“Fui nomeado recentemente como Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro, também. São algumas conquistas coletivas e individuais. As coletivas, quero agradecer a todos os atletas que me enfrentaram, ou que jogaram ao meu lado. Basquetebol é uma modalidade coletiva, onde você não joga sozinho.”

Clique aqui e confira como foi o vídeo da cerimônia.

Qual a história de Wlamir Marques no basquete do Corinthians?

Nascido em 16 de julho de 1937, na cidade de São Vicente-SP, Wlamir chegou ao Corinthians em 1964, ficando até 1971. Pelo Timão, ele conquistou 3 Sul-Americanos de Clubes Campões, 3 Brasileiros, 5 Paulistas e 7 Paulistanos.

O Diabo Loiro também participou das Olimpíadas de 1956, 1960 e 1964, além da conquista do Mundial de Basquete de 1959. E foi eleito o melhor jogador desse mesmo torneio, quando o jogou em 1963.

Após se aposentar como jogador em 1973, o então ex-jogador chegou a ser o técnico do Timão por um período.

O reconhecimento por todas as conquistas e trabalhos prestados para o Timão, o ginásio do Parque São Jorge foi batizado de “Wlamir Marques”. E mais do que isso, a diretoria pretende instalar um busto do ídolo na sede do clube.

Deixe um comentário