Cássio Ramos – Conheça tudo sobre o goleiro do Corinthians
Confira a trajetória do goleiro que chegou para ser uma opção no banco de reservas e se tornou ídolo do Corinthians.
O goleiro Cássio Ramos, conhecido como Cássio, atualmente integra o time de futebol Corinthians. Natural de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, o goleiro do Corinthians nasceu em 6 de junho de 1987.
Quem é Cássio Ramos?
Considerado um jogador emblemático da história do Timão, Cássio iniciou sua trajetória profissional no futebol em 2005, atuando pelo Grêmio e, posteriormente, foi convocado para as seleções de base. Com apenas 20 anos, transferiu-se para o PSV, da Holanda, onde permaneceu por cinco anos no futebol europeu, porém, sem alcançar a titularidade.
Em 2011, após rescisão amigável, decidiu retornar ao futebol brasileiro, quando assinou como o Timão em um acordo válido até o final de 2015.
Quando o Cássio chegou no Corinthians?
Inicialmente visto como uma opção de banco para o Corinthians, Cássio Ramos chegou ao time com certa desconfiança. No entanto, após o então titular Júlio César não apresentar o desempenho esperado, Cássio ganhou uma chance de mostrar seu potencial e não decepcionou.
A estreia de Cássio como goleiro do Corinthians ocorreu no dia 28 de março de 2012, em uma vitória do Timão contra o XV de Piracicaba, em uma partida disputada no Pacaembu, válida pelo Campeonato Paulista daquele ano.
Porém, o ídolo do Corinthians assumiu a vaga de titular de maneira definitiva no dia 27 de abril e estreou pela Copa Libertadores. Pouco tempo depois, no dia 2 de maio, em um empate por 0 a 0, contra o Emelec, em um jogo válido pelas oitavas-de-final da competição, foi eleito o melhor em campo.
O goleiro foi fundamental para a conquista do Corinthians na competição continental, com excelentes defesas nas partidas finais. Em especial, foi decisivo ao fazer uma grande defesa em um chute cara a cara contra Diego Souza, durante as quartas de final, uma imagem gravada na memória de muitos torcedores. Cássio provou seu valor e consolidou-se como um dos principais jogadores do time durante essa campanha vitoriosa, desde então, leva o posto de ídolo do Corinthians.
O dia 16 de dezembro de 2012, também é célebre para o goleiro do Corinthians e para todos os torcedores do Timão, pois, na final do Mundial de Clubes da FIFA, Cássio foi responsável por diversas defesas que ajudaram o Corinthians a conquistar o título.
Sua atuação foi tão impressionante que os jogadores da equipe inglesa Chelsea consideraram Cássio como o principal responsável pela vitória corintiana sobre os Blues. Como reconhecimento por sua excelente performance, o goleiro do Corinthians foi escolhido como o melhor jogador da final e da competição.
Com um papel tão decisivo e marcante para conquistar dois títulos importantes para a galeria de troféus do Timão, Cássio deixou de ser apenas um grande goleiro e passou a integrar a lista de grandes nomes da história do clube, ele se tornou ídolo do Corinthians.
A aparência “peculiar” do goleiro também é outro ponto de destaque em sua carreira, inclusive levou fama para o sósia do Cássio e outras pessoas parecidas como o goleiro do Corinthians que fazem sucesso na internet.
Quantos títulos Cássio tem na carreira?
Além de ídolo do Corinthians, o goleiro Cássio alcançou a glória e títulos além da Neo Química Arena, ele foi vitorioso em todas as equipes que integrou. A galeria de títulos conta com as seguintes conquistas:
Atuação pelo Grêmio:
- Campeonato Gaúcho: 2006
Atuação pelo PSV Eindhoven:
- Eredivisie: 2007-08
- Supercopa dos Países Baixos: 2008
Atuação pelo Corinthians:
- Copa Libertadores da América: 2012
- Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2012
- Campeonato Paulista: 2013, 2017, 2018 e 2019
- Recopa Sul-Americana: 2013
- Campeonato Brasileiro: 2015 e 2017
Atuação pelo Seleção Brasileira:
- Copa América: 2019
- Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20: 2007
- Superclássico das Américas: 2012
Além dos 15 títulos conquistados, o goleiro do Corinthians também possui as seguintes honrarias:
- Jogador com mais títulos na história do Corinthians;
- Goleiro com mais jogos na história do Corinthians;
- 2° jogador com mais jogos pelo Corinthians;
- Jogador com mais jogos pelo Brasileirão na história do Corinthians;
- Jogador com mais jogos pela Copa do Brasil na história do Corinthians;
- Jogador com mais jogos pela Copa Libertadores na história do Corinthians;
- Melhor goleiro da América do Sul – 2012;
- 7° Melhor Goleiro do Mundo – 2012;
- Melhor goleiro do Futebol Brasileiro da Temporada 2020 (Pesquisa popular feita pelo site “GE”);
- Único jogador do Corinthians com jogos em todos os países da Conmebol;
- Jogador com mais jogos na Neo Química Arena;
- Jogador com mais jogos internacionais pelo Corinthians;
- Prêmio Goal Brasil: Melhor Goleiro do Brasileirão 2015.
Estatísticas de Cássio no Corinthians
Atuando com a camisa do Corinthians, o goleiro Cássio conta com números impressionantes, onde em 648 partidas disputadas com a camisa do Timão, superando o número de Ronaldo Giovanelli, considerado como o goleiro que mais vezes vestiu a camisa do Corinthians.
Em número gerais, o goleiro Cássio é o segundo jogador que mais vestiu a camisa do Timão na história, fica atrás apenas de Wladimir, ídolo do Corinthians com 806 jogos disputados.
No dia 26 de abril de 2022, o goleiro Cássio atingiu outra marca histórica no Corinthians, chegou aos 28 pênaltis defendidos ao longo de sua carreira no clube. Com esse feito, Cássio ultrapassou Ronaldo Giovanelli e se tornou o maior pegador de pênaltis da história do Timão.
Estatísticas de Cássio na Libertadores
Na disputa pela Libertadores, o camisa 12 do Timão disputou 54 partidas, totalizando 4.860, sofreu 36 gols e permaneceu intransponível em 28 jogos, quando não foi buscar a bola no fundo das redes.
Na histórica disputa de 2012, o goleiro Cássio foi eleito o melhor goleiro da competição, integrando a seleção oficial da Libertadores. No mesmo ano, o goleiro do Corinthians ficou na sétima colocação do ranking da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHs) no ranking de melhor do mundo em sua posição.