Primeiro jogo da história do Corinthians

História do Corinthians – Entenda tudo sobre!

Entenda como começou a história do Corinthians

Homens responsáveis pela fundação do Corinthians
Fundadores do Corinthians

O Sport Club Corinthians Paulista foi fundado em 1° de Setembro de 1910, na cidade de São Paulo. O clube foi criado por um grupo de operários de fábrica de tecidos, no bairro do Bom Retiro.

O clube foi fundado por Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone, todos operários. Com mais 8 sócios, os integrantes elegeram Miguel Battaglia, um alfaiate, como primeiro presidente do Timão.

A fundação do clube se tornou mais do que uma ideia quando um time inglês chamado Corinthian Football Club fez uma expedição por São Paulo, realizando jogos nos dias 31 de Agosto e 2 de Setembro. Depois de assistirem os melhores lances da partida do dia 31, os fundadores agora tinham a certeza de que o clube deveria ser mais do que um sonho.

Qual a origem do nome Corinthians?

Como já dito que a grande inspiração para a fundação do clube foi um time inglês que fazia expedição por São Paulo, desse time também sairia o nome do gigante paulista, o Corinthian Football Club inspirou os fundadores do time do povo a nomeá-lo como Sport Club Corinthians Paulista.

Primeiro jogo da história do Sport Club Corinthians Paulista

Primeiro jogo da história do Corinthians
Time do primeiro jogo da história

Nove dias depois de sua fundação, no dia 10 de Setembro de 1910, o Sport Club Corinthians Paulista disputou a primeira partida de sua história contra o União da Lapa, time que foi fundado no mesmo dia do gigante paulista. O poderoso timão perdeu o jogo pelo placar de 1×0 mas isso não foi motivo para desânimo.

A partida foi disputada no Estádio Várzea da Lapa e o time foi escalado por um dos fundadores do Corinthians que também fazia o papel de capitão do time, o operário Rafael Perrone, que montou o time com Valente, Atílio, Lepre, Alfredo, Police, João da Silva, Jorge Campbell, Fabbi, César Nunes, Joaquim Ambrósio e o próprio Rafael Perrone.

Mesmo com a derrota, o jogo do Timão animou os torcedores de Bom Retiro, fazendo com que as atividades continuassem, aliás, o Corinthians ainda enfrentou o União da Lapa outras três vezes com a vitória do alvinegro nas três oportunidades.

Jogos na Várzea – Entenda

O clube foi fundado com a ideia de disputar campeonatos de várzea, já que os campeonatos oficiais só eram disputados por clubes da elite já consagrados. Na várzea o Corinthians enfrentou adversários como Paulista, Cóncordia, Botafogo, Minas Gerais, Maranhão e Vila Mariana.

Só em 1913 a Liga Paulista de Futebol, um campeonato oficial, permitiu a participação de times de várzea. Nos anos 20 e 30, o Corinthians já era considerado um grande clube local e já colecionava títulos da Liga Paulista.

 

Primeiros Títulos do Corinthians

Em 1914, justamente na Liga Paulista de Futebol, a história do Corinthians começa com a conquista do seu primeiro título com uma campanha perfeita de 10 jogos e 10 vitórias. Um dos primeiros ídolos do Corinthians, o atacante Neco, foi o artilheiro do campeonato com 12 gols. O título veio com uma rodada de antecedência, quando o Timão venceu o time do Campos Elyseos por 4×0

Em 1915 o Timão deixou a Liga Paulista de Futebol de lado para tentar disputar a Associação Paulista de Esportes Atléticos, torneio que as grandes equipes da época disputavam, porém, o Corinthians não conseguiu a vaga e ficou de fora das duas competições do ano.

Em 1916 o Clube do Parque São Jorge voltou a disputar a Liga Paulista de Futebol e se sagrou campeão novamente com 100% de aproveitamento, com 9 vitórias em 9 jogos, o artilheiro do Timão foi Apparicio com 7 gols.

De lá pra cá, o gigante paulista empilhou taças e foi se tornando cada vez maior, até que em 2012, o maior e melhor ano da história do timão trouxe o título inédito do Corinthians na Libertadores e um sonhado bicampeonato no Mundial de Clubes.