Confira a linha do tempo do Corinthians na história do Brasileirão
Neste artigo você verá todo o histórico do Corinthians no Brasileirão, desde o primeiro título conquistado, as conquistas do timão até hoje, a sofrida queda para a série B e o desempenho no Campeonato Brasileiro atual, em 2023.
Antes, você vai descobrir como tudo começou no Campeonato Brasileiro. A competição teve início no ano de 1959, porém, nessa época o nome era Taça Brasil. Desde então, o Brasileirão já foi nomeado com alguns nomes, como: Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Taça de Prata, Taça de Ouro, Campeonato Nacional de Clubes.
A partir do ano de 1989, surgiu o Campeonato Brasileiro, que é o nome que utilizamos nos dias atuais, porém, no ano 2000, o nome teve uma mudança, se chamando: Copa João Havelange. Isso ocorreu pelo fato de João Havelange, ex -presidente da CBF ser proibido pela FIFA de organizar o torneio.
A princípio, em 2000, o Campeonato Brasileiro (Copa João Havelange) foi um dos mais disputados, com 116 clubes de três divisões diferentes, em um único campeonato, separado em quatro módulos na fase inicial.
Em relação ao formato da competição, de 1959 até 2002 foi no estilo mata – mata, quando separa as equipes em grupos e após isso, elas se enfrentam, podendo uma eliminar a outra. (Exceto na edição de 1969) A partir de 2003, começou os pontos corridos, que é o Brasileirão hoje. com 20 equipes, 19 rodadas em 2 turnos, quem pontuar mais nesse período leva o título.
Por fim, agora que você já tem conhecimento sobre como tudo começou no Campeonato Brasileiro, vamos ao que realmente interessa, o histórico do timão no Campeonato Brasileiro!
Qual o histórico do timão no Brasileirão?
A princípio, o desempenho do Corinthians no Brasileirão durante toda a sua história, é muito bom, de dar inveja em muitos times por aí. Importante: Informaremos o histórico do Corinthians na competição a partir de 1971 até 2023.
- Pontos conquistados: 2147
- Pontos como mandante: 1277
- Pontos como visitante: 870
- Vitórias conquistadas: 636
- Gols feitos: 1947
- Saldo de gols: 388
- Títulos conquistados: 7
Era dos pontos corridos:
- Pontos: 1160
- Mandante: 718
- Visitante: 445
- Pontos conquistados no primeiro turno: 613
- Pontos conquistados no segundo turno: 550
- Gols: 957
- Saldo de gols: 165
- Títulos: 4
Qual foi o primeiro campeonato Brasileiro disputado pelo Corinthians?
O primeiro campeonato Brasileiro disputado pelo Corinthians, foi em 1969, que era denominado por Taça de Prata ou Torneio Roberto Gomes Pedrosa. O Timão começou a disputar a competição 10 anos depois do seu início.
Essa edição foi um pouco diferente das outras, pois ela conteve com um formato de pontos corridos. Na primeira fase, os 17 clubes participantes duelavam em um turno único, dividido em dois grupos, um com oito clubes e o outro com 9. E assim, classificava os dois primeiros de cada grupo. No final, esses 4 times jogavam em um torneio único, quem fizesse mais pontos ganhava o título.
Os 4 clubes classificados foram Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro e Botafogo. O Corinthians fez uma boa campanha nesta última etapa do torneio, junto com o Palmeiras. Um fato curioso é que nessa época, as duas equipes já transmitiam fortes rivalidades entre os atletas e os seus torcedores.
Na última rodada da Taça de Prata, Corinthians, Palmeiras e Cruzeiro chegaram com chance de títulos, menos o Botafogo, que fez uma campanha bem fraca.
A situação era a seguinte: O Timão era o melhor colocado até o momento, bastava só vencer o Cruzeiro que ficava com a taça, já a Raposa precisava vencer o Corinthians por 3 a 1, para assim ultrapassar o alvinegro e tirar o saldo de gols do Palmeiras que era o segundo melhor.
Por fim, o Cruzeiro venceu o Corinthians por apenas 2 a 1 e o Palmeiras aproveitou a fragilidade do Botafogo para aplicar um 3 a 1 e ficar com a taça. Por um deslize, o Corinthians não leva o Brasileiro na sua primeira participação.
Quantos títulos Brasileiros o Corinthians possui?
No total, o Corinthians possui 7 títulos do Campeonato Brasileiro, contando toda o histórico do Corinthians no Brasileirão. A primeira conquista foi nos incríveis anos 90, onde a equipe alvinegra alcançou o seu primeiro título da competição nacional, em cima do rival, São Paulo.
Foram 2 jogos no Morumbi, com torcidas divididas. No primeiro duelo, o Corinthians venceu o São Paulo por 1 a 0 com gol do volante Wilson Mano, após linda cobrança de falta do camisa 10 e ídolo do Timão, Neto.
No jogo da volta, brilhou a estrela do camisa 9 Tupãzinho, que naquela época era artilheiro do Alvinegro, a equipe do Morumbi até tentou igualar o confronto, colocou pressão, lutou, mas não adiantou. No final do jogo, o cabeludo fez o gol do primeiro título Brasileiro do Corinthians!
Após 8 anos, o Corinthians conquistou o Bi campeonato encima do Cruzeiro. Foram 3 jogos mata – matas, No primeiro duelo, a Raposa fez 2 a 0, mas o Timão empatou com Dinei e Marcelinho. Na segunda partida, no estádio do Morumbi, Marcelinho fez o primeiro, mas o time mineiro empatou, 1 a 1.
Na partida decisiva, também no Morumbi, o confronto continuou equilibrado, porém, no segundo tempo, após muita luta, Dinei e Marcelinho Carioca marcaram. O SCPP é pela segunda vez Campeão Brasileiro.
No ano seguinte, em 1999, mais uma vez, o Corinthians ficou com a taça! Dessa vez, foi em cima do Atlético MG, o segredo foi o Timão ter mantido a base do ano seguinte e ainda ter contratado algumas peças, como: O goleiro Dida e o atacante Luizão.
A decisão de 1999, começou em Belo Horizonte, em um jogo duro. Atlético voando, setor ofensivo a mil, final 3 a 2 para o Galo. A partida da volta ocorreu no Morumbi, em mais um jogo complicado, porém, o talento de Luizão prevaleceu, o centroavante deixou sua marca 2 vezes. Agora, o Corinthians é Tricampeão Nacional.
Após essa conquista, a equipe preta e branca ficou 6 anos sem levantar o caneco de Campeão Brasileiro, o Timão só voltou a levantar a taça em 2005. Nesse mesmo ano, a equipe viveu um momento de crise, quando o treinador argentino Daniel Passarella comandava a equipe.
Nesse tempo, o Corinthians sofreu uma goleada histórica dentro de casa para o rival São Paulo por 5 a 1, o que rendeu protestos por parte da torcida com os cantos: “ Fora Passarella”.
O mais curioso é que o time do Corinthians não era ruim, tinha algumas estrelas, como: Carlitos Tevez, Mascherano, Fábio Costa, Nilmar e Carlos Alberto.
O presidente da época, Alberto Dualib decidiu demitir Passarella e Antônio Lopes assumiu, o treinador logo ajustou o Corinthians, a equipe virou líder do Campeonato Brasileiro e no final, o timão se tornou pentacampeão.
Chegamos em 2011, onde o Timão chega ao seu 5 título Brasileiro, graças ao ídolo e técnico Tite. O treinador chegou ao comando do alvinegro em 2010, com a missão de levar o Corinthians ao seu primeiro título da Libertadores, que naquela ocasião era obsessão para o SCCP.
Em 2011, o Corinthians fracassou na competição internacional, a equipe Paulista saiu na pré Libertadores para o Tolima, isso abriu espaço no Brasileirão e assim, Tite conseguiu ter calma para trabalhar, fazendo o Corinthians ser líder durante boa parte do campeonato, disputando com o Vasco da Gama até as últimas rodadas.
O final todos já sabem, Corinthians campeão jogando diante do Palmeiras, Pacaembu lotado e homenagem ao ídolo Sócrates, que havia falecido no mesmo dia. Timão Pentacampeão!
3 anos depois, em 2015, o alvinegro ainda com o Tite, conquistou o Hexa. Futebol encaixado, Arena lotada todos os jogos, vários jogos sem perder, ninguém parava aquela equipe, o Corinthians foi líder o campeonato inteiro praticamente. Não deu outra, é Hexa!
Já em 2017, chega o cara que aprendeu várias técnicas com Tite, Fábio Carille. O treinador chegou contestado, muitos falavam que ele não iria dar certo, mas estavam enganados. Carrile tinha um sistema defensivo sem igual, contra ataque exemplar. No Paulista, já deu resultado, levou o título com mérito ao vencer a Ponte Preta na final por 3 a 0 no jogo de ida.
No Campeonato Brasileiro, o Corinthians começa embalado, confiante, passa o primeiro turno inteiro invicto e líder. A derrota só veio na 19a rodada para o Vitória – BA. Tudo dava certo naquele time, as jogadas encaixavam, a sorte estava do lado na maioria dos jogos.
No final do campeonato, o Corinthians até teve alguns tropeços, viu o Palmeiras encostar um pouco, mas tudo isso foi resolvido em um confronto direto na Neo Química Arena. Ali a distância aumenta mais uma vez, após isso, o Corinthians só administra os pontos e no dia 15/11/2017 diante do Fluminense se torna Heptacampeão Brasileiro!
Rebaixamento do clube para a Série B
Esse é o momento mais triste do histórico do Corinthians no Brasileirão. Vamos voltar um pouco no tempo e relembrar o rebaixamento para a Série B, em 2007.
O Campeonato Brasileiro de 2007 ficou marcado na história do Corinthians, afinal, o clube foi rebaixado para a segunda divisão do campeonato nacional. Tudo isso, por conta da má administração de sua diretoria que vendeu os seus principais atletas e começou a depender exclusivamente da base para vencer os jogos.
Ao decorrer do campeonato, o Timão tentou de tudo para sair da zona de rebaixamento, trocou de técnico 4 vezes, reuniu os jogadores para entenderem o que estava acontecendo, porém, sem sucesso. A corda foi ficando cada vez mais no pescoço.
Além disso, o Corinthians tinha a torcida contra não só dos rivais, mas de várias equipes do Brasil. Os times meio que se uniram para ver o alvinegro rebaixado. Prova disso, foi na última rodada, onde o Internacional facilitou o jogo para o Goiás, o que ajudou bastante no rebaixamento do Timão.
Além do Internacional entregar para o Goiás, o Grêmio, rival do Inter, jogou muita bola contra o Corinthians no Olímpico, a equipe de Nelsinho Baptista até lutou, mas não adiantou. SCCP rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Desempenho no Brasileirão 2023 até o momento
Por fim, o desempenho do Corinthians no Campeonato Brasileiro de 2023 não é nada bom até o momento. A equipe está na zona de rebaixamento, com um péssimo futebol apresentado, e uma pressão imensa da torcida por resultados.
No início de 2023, o atual presidente do Corinthians Duílio Monteiro Alves, decidiu efetivar o interino Fernando Lázaro, era um projeto perigoso, pois o técnico até hoje, só havia comandado a base do clube e alguns jogos no profissional.
Assim que assumiu, Fernando Lázaro até fez alguns bons jogos, venceu o rival São Paulo em pleno Morumbi, porém, saiu nas quartas de final do Campeonato Paulista para o Ituano jogando na Neo Química Arena. No Brasileiro, Fernando comandou o Timão apenas no jogo diante do Cruzeiro na primeira rodada.
E na Libertadores, o jovem treinador até fez o Corinthians apresentar um bom futebol na primeira partida diante do Liverpool – URU, porém, no segundo jogo diante do Argentino Juniors, em plena Arena lotada, o Alvinegro teve uma péssima atuação e saiu derrotado por 1 a 0. No dia seguinte, Fernando Lázaro foi demitido pelo presidente Duílio.
Após isso, o técnico Cuca logo foi anunciado e chegou a fazer apenas 1 jogo diante do Goiás, mesmo assim o Corinthians continuou na mesma e perdeu por 3 a 1.
Além disso, parte da torcida do Corinthians começou a acusar Cuca de estrupo, de um caso que ocorreu na Suíça em 1987, isso só deixou o ambiente mais pesado, sendo assim, o treinador também foi demitido e o nome de Luxemburgo foi escolhido.
Luxemburgo assumiu no jogo diante do Dell Valle válido pela fase de grupos da Libertadores, o Corinthians até demonstrou vontade, mas faltou técnica e padrão de jogo. Mais uma derrota. No total, Luxemburgo fez 4 jogos no comando do Timão e o futebol apresentado ainda preocupa.
No último domingo (14) diante do rival São Paulo, o Corinthians só não perdeu por irresponsabilidade da equipe do Morumbi, o jogo terminou 1 a 1. E não foi só isso, alguns lances polêmicos mudaram o cenário do jogo.
O Corinthians precisa reagir logo, pois já está na zona de rebaixamento do campeonato, a chance da reação será no próximo domingo (21), diante do Flamengo no Maracanã.