Aviso de Cookies

A história da Camisa 9 do Corinthians

Henrique Manfio

Updated on:

O Sport Club Corinthians Paulista tem uma história muito rica, com a passagem de vários craques pelo Parque São Jorge. Contudo, a partir da criação de numeração nas camisas, o clube desfrutou de grandes jogadores que ficaram marcados por vestirem determinado número. Nesse sentido, aqui vamos falar sobre a história da Camisa 9 e dos que vestiram e que marcaram passagem, sobretudo pelos gols e pelo que significaram na história do clube.

Entre vários grandes atacantes que passaram pelo Parque São Jorge, iremos citar de forma breve alguns dos maiores camisas nove que ali pisaram no gramado. Assim, os critérios não são apenas títulos e gols, mas também pela história e pelo corinthianismo que carregam.

Antes de tudo, vamos a lista:

Baltazar, o Cabecinha de Ouro

Nome: Oswaldo Silva

Nascimento:14/01/1926

Falecimento:25/03/1997, aos 71 anos

baltazar idc identidade corinthiana
Foto: Divulgação/Ag. Corinthians

Baltazar, o Cabecinha de Ouro, é um dos maiores jogadores da história do Corinthians. Atuou pela equipe entre 1945 e 1957 e foi campeão diversas vezes, sendo considerado um dos maiores cabeceadores da história e é um dos grandes artilheiros do Corinthians.

Pelo Corinthians o Cabecinha de Ouro conquistou três torneios Rio-São Paulo (1950, 1953 e 1954) e três campeonatos paulistas (1952, 1952 e 1954. O atleta ficou marcado principalmente pelo título paulista do 4° Centenário em 1954, uma conquista emblemática para o clube.

No total, o atacante disputou 404 partidas e marcou 269 gols. Baltazar é o segundo maior artilheiro da história do clube, ficando atrás apenas de Claudio. O lendário atacante, sobretudo, se colocava enquanto melhor que Pelé no quesito gols de cabeça, que era a melhor arma no campo.

Baltazar ganhou até música em sua homenagem. Portanto é, sem dúvida, um dos maiores que vestiu o manto. Eternamente em nossos corações.

“Gol de Baltazar

Gol de Baltazar

Salta o Cabecinha, 1 a 0 no placar”.

Música de Alfredo Rocha

Casagrande

Nome: Walter Casagrande Junior

Nascimento: 15/04/1963

casagrande corinthians idc identidade corinthiana e1632439380225
Foto: divulgação/ José Pinto – Placar

Walter Casagrande Junior, conhecido como Casagrande, é um dos maiores ídolos do Corinthians. Casão chegou a clube para compor as categorias de base, estreando no profissional em 1980. Contudo, após o empréstimo para a Caldense, retornaria em 1982.

Antes de mais nada, Casão seria um dos pivôs da Democracia Corinthiana. Assim, formava-se o movimento político dentro do clube que, sobretudo, contestava os mandos e desmandos da ditadura militar e que marcou a história como uma construção horizontal de democracia dentro de um clube de futebol.

A princípio, Casagrande, Biro-Biro, Sócrates, Wladimir e companhia reivindicavam participação igual entre todos os profissionais do clube nas decisões. O movimento também pedia por democracia e o fim da ditadura militar, sendo amplamente difundido nas ruas de São Paulo e do País.

Assim, além da participação política, Casão também foi artilheiro. Pelo Corinthians marcou 103 gols em 256 jogos. Um dos maiores camisas 9 do clube é também um dos maiores ativistas dentro do futebol. Casagrande, eternamente em nossos corações.

Tupãzinho

Nome: Pedro Francisco Garcia

Nascimento: 07/07/1968

Tupazinho idc identidade corinthiana e1632431412883
Foto: reprodução/Corinthians

Tupãzinho chegou no Corinthians em 1990 e logo cairia nas graças da torcida. Aos 22 anos marcou o gol do primeiro título de Campeonato Brasileiro do clube, diante do São Paulo no Morumbi. Primeiramente ficou conhecido como Talismã da Fiel.

Contudo, o atacante participou de 341 partidas, marcando 51 gols. Assim, o Talismã participou diretamente de um dos maiores títulos do clube, além de ser campeão também da Copa do Brasil de 1995 e do Paulista do mesmo ano.

Por fim, o atacante jogou no Corinthians entre 1990 e 1996. Antes de tudo, ficaria marcado na história e será sempre lembrado. Tupãzinho, eternamente em nossos corações.

Luizão

Nome: Luiz Carlos Bombonato Goulart

Nascimento: 14/11/1975

Luizao idc identidade corinthiana e1632432238502
Foto: divulgação/Corinthians

Luizão chegou ao Corinthians em 1999. Antes de mais nada, sempre foi artilheiro por onde passou. Logo iria se destacar também no Parque São Jorge, principalmente pela entrega e pela qualidade. Na sua passagem pelo clube levantou títulos e marcou muitos gols, onde deixaria sua marca.

O atacante participou de 109 partidas e marcou 76 gols. Foi campeão Brasileiro de 1999, do Mundial de Clubes da FIFA em 200 e do Rio São-Paulo em 2002. Logo na sua estreia marcaria quatro gols contra o Vasco, onde começaria a sua trajetória vitoriosa. Também foi artilheiro da Libertadores de 1999 com 15 gols, se tornando o brasileiro que mais marcou na competição.

Assim, Luizão também foi campeão da Copa do Mundo pela seleção brasileira em 2002. Um dos maiores noves da história do clube, ficará pra sempre na memória dos corinthianos. Luizão, eternamente em nossos corações.

Liédson

Nome: Liédson Milito Ferreira Silva de Muniz Chagas

Nascimento: 17/12/1977

Liedson idc identidade corintthiana e1632432783921
Foto: Renato Pizzuto/ divulgação Corinthians

Liédson, também conhecido por Levezinho, chegou no Corinthians em 2003. Chegou como grande reforço e logo começaria a marcar gols, sendo protagonista no título Paulista de 2003.

O atacante voltaria ao clube em 2011, após a aposentadoria de Ronaldo. Naquele ano também foi importante para a conquista do Campeonato Brasileiro. Ao todo, foi campeão Paulista, Brasileiro e da Libertadores.

Levezinho marcou 50 gols em 111 jogos pelo clube. Além disso, também sempre respeitou o Corinthians. Eternamente em nossos corações.

Ronaldo

Nome: Ronaldo Luis Nazário de Lima

Nascimento: 22/09/1976

ronaldo fenomeno idc identidade corinthiana
Foto: reprodução/Instagram

Primeiramente, Ronaldo é um dos maiores jogadores da história do futebol. Chegou ao Corinthians em 2009, num período de reestruturação do clube após a disputa da série B. Com certa desconfiança pelo seu histórico de lesões, o Fenômeno não deixaria dúvidas em campo.

O eterno camisa 9 chegou mostrando para que veio. Ao contrário do que rivais achavam, Ronaldo não foi apenas marketing. No seu primeiro ano ganharia dois títulos, sendo protagonista em ambos. Foi campeão Paulista e da Copa do Brasil em 2009, marcando gol em ambas as finais. Antes de mais nada, como não lembrar do gol de placa na Vila Belmiro? Ver o Fenômeno era um deleite.

O atacante disputou 69 partidas pelo clube e marcou 35 gols. Apesar das lesões, sempre entregou tudo e sempre mostrou muito trato coma bola. Ronaldo se aposentaria dos gramados em 2011, deixando sua marca no coração da Fiel torcida.

Obrigado, Ronaldo. Eternamente em nossos corações.

Paolo Guerrero

Nome: José Paolo Guerrero Gonzáles

Nascimento: 01/01/1984

guerrero idc identidade corinthiana
Foto: Toru Yamanaka/AFP

Primordialmente, Paolo Guerrero chegou ao Corinthians em 2012, logo após a disputa da Libertadores da América no primeiro semestre. o atacante logo iria ganhar a posição de titular, o que o credenciou a assumir a camisa 9 no Mundial de Clubes da Fifa.

Protagonista no Mundial de Clubes, Guerrero marcou os dois gols do clube na competição.Primeiramente marcando contra o Al-Ahly do Egito e o segundo contra o Chelsea na final. Autor de um dos gols mais importantes da nossa história, o atacante cairia nas graças da Fiel.

Nas temporadas 2013 e 2014 ele também se destacou. Em 130 partidas marcou 59 gols, conquistando também a Recopa Sulamericana de 2013 e Paulista de 2013. Em 2015 disputou duas partidas do brasileirão e se transferiu para o Flamengo.

Definitivamente, Paolo Guerrero marcou a história do Corinthians. Eternamente em nossos corações.

Veja também:

+ A história pesada da camisa 11 do Corinthians

Deixe um comentário