Aviso de Cookies

Bandeirão 5 dos Gaviões da Fiel está de volta para o Derby

Henrique Manfio

Updated on:

Do mesmo modo que fez em 31 de janeiro de 2010, no Pacaembu, os Gaviões da Fiel estenderam o Bandeirão 5 para o Derby de hoje (25). Essa é a primeira vez que o bandeirão é utilizado na Neo Química Arena.

A maior torcida organizada do Corinthians montou o mosaico e estendeu o Bandeirão 5 na Neo Química Arena durante a madrugada. (Foto: Reprodução/Twitter @gavioesoficial)
A maior torcida organizada do Corinthians montou o mosaico e estendeu o Bandeirão 5 na Neo Química Arena durante a madrugada. (Foto: Reprodução/Twitter @gavioesoficial)

Há 11 anos, em jogo válido pelo Campeonato Paulista de 2010, os Gaviões da Fiel estrearam o Bandeirão 5 em um Corinthians e Palmeiras. A partida foi realizada no Pacaembu e terminou com vitória do Timão por 1 a 0 sobre o arquirrival. Como resultado positivo, o Alvinegro acabou com o tabu de três anos sem vencer o time da Barra Funda.

O único gol do Derby foi marcado pelo ídolo Jorge Henrique. Após Iarley sofrer falta na parte direita do ataque, Tcheco foi para a cobrança e cruzou a bola na cabeça do camisa 11 do Corinthians que cabeceou firme, no chão, pro fundo da rede do Palmeiras. O gol do Timão foi marcado logo no início da partida, aos seis minutos. Ou seja, o Bandeirão 5 dos Gaviões da Fiel cumpriu seu propósito e calou os torcedores adversários.

A princípio, o Bandeirão 5 foi projetado por Rogério Bassetto para ser utilizado no Morumbi. Contudo, depois que o presidente do Corinthians da época decidiu que o Timão não mandaria mais seus jogos no Cícero Pompeu, o bandeirão foi adaptado para ser estendido no Pacaembu.

Veja mais notícias do Timão:
+ A história da Camisa 9 do Corinthians

+ Próximo jogo

No dia de sua estreia, ele foi estendido sobre as arquibancadas verde e amarela do estádio municipal. Dessa forma, o gigante gavião fazendo “shh” ficou bem em frente à torcida rival que ocupava o Tobogã.

Derby desta noite

Atualmente, em função da pandemia de covid-19, o Derby desta noite não contará com torcida nas arquibancadas da Neo Química Arena. Sendo assim, o departamento de bandeiras dos Gaviões da Fiel teve a belíssima iniciativa de se fazer presente no palco da partida através de um mosaico montado durante a madrugada deste sábado (25).

A arte elaborada está no setor Leste e conta com a seguinte frase na parte superior: “É o jogo da vida, torcida são os outros, nós somos os…”. Enquanto isso, na parte inferior, a torcida organizada estendeu o Bandeirão 5. Vale ressaltar que essa é a primeira vez em que o bandeirão é hasteado na Neo Química Arena.

Além disso, a partida entre Corinthians e Palmeiras de hoje (25) era pra contar também com mais um mosaico do lado Oeste. Depois de encerrar a produção do setor Leste, com material de sobra, o departamento de bandeiras dos Gaviões da Fiel chegou a reproduzir nas arquibancadas cenas do episódio das embaixadinhas de Edilson Capetinha na final Paulista de 1999. Porém, a Polícia Militar não permitiu que as imagens permanecessem para a partida alegando apologia à violência.

A Polícia Militar de São Paulo não permitiu que o mosaico do setor Oeste da Neo Química Arena permanecesse para o Derby. (Foto: Reprodução/Twitter @gavioesoficial)
A Polícia Militar de São Paulo não permitiu que o mosaico do setor Oeste da Neo Química Arena permanecesse para o Derby. (Foto: Reprodução/Twitter @gavioesoficial)

Neste final de semana, o Corinthians receberá o Palmeiras na Neo Química Arena em dois jogos. O primeiro deles será neste sábado (25), às 19h, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em seguida, amanhã (26), o Timão recebe novamente o arquirrival pela final do Campeonato Brasileiro Feminino, às 21h, com transmissão da Band TV. As Brabas do Timão venceram o primeiro confronto por 1 a 0.

Por fim, clique aqui e se inscreva no canal Identidade Corinthiana no YouTube.

Deixe um comentário