Aviso de Cookies

Clubes devem favorecer sócios-torcedores na volta de público aos estádios

Henrique Manfio

Updated on:

Apesar do aumento de casos da nova variante Delta do vírus da Covid-19, a CBF junto aos clubes brasileiros projeta a volta do público aos estádios de futebol. Vale destacar que, conforme informações do Ministério da Saúde, 55,6% da população foi vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Enquanto que, somente 24,4% estão de fato imunizados contra a doença (vacinados com a segunda dose ou dose única).

Muito provavelmente, participantes do programa Fiel Torcedor deverão ter prioridade no retorno de público nos jogos do Corinthians. (Foto: Divulgação)
Muito provavelmente, participantes do programa Fiel Torcedor deverão ter prioridade no retorno de público nos jogos do Corinthians. (Foto: Divulgação)

Contudo, a decisão de abrir as portas dos estádios para as torcidas é embasada no avanço da vacinação. O retorno do público será parcial, uma vez que os times terão que respeitar as normas de distanciamento social em suas arenas. Portanto, os estádios não poderão atingir sua capacidade máxima de lotação. A ideia é a de evitar aglomeração para não contribuir com a disseminação do vírus.

Sendo assim, considerando que os clubes terão uma quantidade de ingressos menor que a usual para disponibilizar ao público, a tendência é a de priorizar aqueles que são sócios-torcedores de seus times. Ou seja, no caso do Corinthians, as pessoas que são participantes do programa Fiel Torcedor.

Por que priorizar o sócio torcedor?

A intenção é a de valorizar quem se manteve auxiliando financeiramente as equipes durante o período em que as restrições por conta da pandemia eram mais severas. Vale ressaltar que apesar da medida de flexibilização com o retorno do público aos estádios, a pandemia ainda não chegou ao fim.

Veja mais notícias do Timão:
+ Majestoso no Campeonato Paulista Feminino

+ Próximo jogo

Dessa forma, algumas equipes já se manifestaram publicamente a respeito do assunto. São os casos de Flamengo, Fortaleza, Juventude e Internacional, que já declararam, através de representantes, que irão de fato dar prioridade para seus sócios-torcedores na aquisição de ingressos para as partidas. Em verdade, isso já acontecia antes. Afinal, uma das vantagens que os programas de sócio torcedor possuem é a possibilidade de comprar o ingresso de forma antecipada.

Do que depende a volta do público

No entanto, considerando que os clubes estão há mais de um ano jogando sem torcida, espera-se que haja alta demanda quando for possível assistir aos jogos das arquibancadas. O retorno das torcidas aos jogos é uma decisão a entidade administrativa de cada estado e cidade.

A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, havia liberado a presença de torcida na final da Copa América e pretendia permitir o retorno do torcedor em jogos do Campeonato Brasileiro a partir de setembro. Todavia, com o avanço da variante Delta no estado carioca, os governantes voltaram atrás na decisão.

Por outro lado, o governo de São Paulo já marcou o retorno do público para esse tipo de evento para o dia 1º de novembro. Segundo João Dória, governador do estado, a data não deverá ser antecipada.

Clique aqui e se inscreva no canal Identidade Corinthiana no YouTube.

Deixe um comentário