O Corinthians se estruturou e hoje tem um dos centros de treinamento mais avançados do Brasil. A princípio, é sobre tecnologia que iremos, de forma breve, falar. Trazendo um pouco sobre como a comissão técnica se utiliza de ferramentas virtuais e tecnológicas para analisar desempenho e também para outros setores da equipe.
O Corinthians utiliza imagens de outras partidas para saber pontos fortes e fracos dos adversários. Assim, a comissão pega jogos em que o adversário joga de forma parecida. Contudo, é analisado as dificuldades e se traça uma rota de como a equipe deve se comportar em campo.
Veja também: + Corinthians realiza segundo treino da semana + Contrato de Paulinho tem prazo definido
Para a análise das imagens, a comissão conta com Fernando Lázaro e Doriva. Ambos usam a tecnologia para o preparo da equipe e também para auxiliar Sylvinho. Situações são analisadas, comportamento de jogadores adversários e até mesmo dos jogadores do clube.
Antes das partidas a comissão utiliza vídeos para alertar o elenco. Os vídeos geralmente consistem em seis minutos, para não dispersar a atenção dos atletas. Isso vale também para a análise, que tem no máximo vinte minutos. A computação gráfica tem seu papel na preparação, onde se observa as movimentações.
Outro ponto importante são as partidas que passaram. A comissão pega os pontos positivos e erros para que os jogadores entendam o que não funcionou e o que pode ser utilizado novamente. Tudo dentro de um contexto, com cada peculiaridade do adversário.
Por fim, existe um acordo entre os clubes que cedem as imagens em plano aberto. Contudo, existe um clube que não autoriza o uso e não fechou acordo. A tecnologia está a serviço do Corinthians e cabe a comissão utiliza-la da melhor forma.