Em meio aos sucessos de Jorge Jesus no Flamengo 2019-2020, Abel Ferreira no Palmeiras e Antônio Oliveira no Athletico Paranaense, além das tentativas de Paulo Sousa (também no Flamengo), Ricardo Sá Pinto no Vasco (2020), Jesualdo Ferreira no Santos (2020), Paulo Bento no Cruzeiro em 2015, ninguém discute que os técnicos portugueses vêm de uma escola interessante de método de jogo (leia mais aqui).
E o Corinthians também foi seduzido por ela. Após a demissão de Sylvinho no último dia 2 de Fevereiro, o Corinthians fechou o foco em Portugal, e está buscando praticamente apenas nomes lusitanos. Contudo há raríssimas exceções latinas (na tarde desta segunda-feira (22), o argentino Juan Manuel Pizzi foi oferecido).
Dentre Paulo Fonseca, Jorge Jesus, Vitor Pereira, Ricardo Soares, Nuno Espírito Santo, Luís Castro (que está mais próximo do Botafogo), o Timão busca novamente um “tuga” para levar o Mosqueteiro a novos rumos. Mas dificilmente o torcedor se lembrará qual foi a última vez que o Corinthians foi treinado por um português.
Veja mais notícias do timão:
+ Há 5 anos: O derby que mudou o ano do Corinthians
+ Próximo jogo
Último treinador português
Em 1948, o Timão contratou o português Jorge Gomes de Lima, conhecido no meio do Futebol apenas por Joreca. O treinador Joreca era três vezes Campeão pelo timaço do São Paulo e responsável por montar o timaço de Leônidas da Silva e Peixinho nos anos 40. Assim, protagonizou grandes Majestosos contra o Corinthians, que por sua vez, viria a ter uma década bem mais feliz nos 50.
No Timão em 1948, o português Joreca não rendeu quanto no Morumbi. Ficou 52 jogos e faleceu dois meses após ser demitido do Corinthians. Nesse sentido, ele foi vítima de uma parada cardíaca, não conseguindo ver o Esquadrão de Cláudio, Luizinho e Baltazar em sua plenitude, que aos poucos era montado na virada da década de 40 pros 50.
Por fim, se Duilio realmente fechar com um português nos próximos dias, novamente o Corinthians terá um treinador vindo da “Terrinha”. 74 anos depois de Joreca.