Corinthians e Flamengo farão a decisão da Copa do Brasil de 2022. Enquanto os cariocas eliminaram o São Paulo com um placar agregado de 4 a 1, o Corinthians fez 5 a 2 no Fluminense nas duas partidas.
Essa será a sétima vez que o Corinthians decidirá a Copa do Brasil, e curiosamente, sempre que venceu, acabou perdendo a final seguinte. Assim, em 1995, sagrou-se campeão ao bater o Grêmio de Luis Felipe Scolari, Jardel e Paulo Nunes com brilho de Marcelinho Carioca e com Eduardo Amorim no comando.
Em 2001, contra o próprio Grêmio, foi vice, perdendo a final no Morumbi por 3 a 1. No ano seguinte, faturou o bi-campeonato, vencendo o Brasiliense na grande decisão.
Corinthians: Da Série B para o quase título
Deivid foi o nome da conquista. Em 2008, contra o Sport, o Corinthians chegou a abrir 3 a 0 no jogo de ida, mas o gol de Enilton deixou a decisão aberta, e com 2 a 0 na Ilha do Retiro, o Leão faturou aquela edição do torneio.
Em 2009, o Corinthians voltou a vencer. Com Ronaldo , Chicão e outros nomes que fizeram história no Timão, o alvinegro superou o Internacional e levantou o tricampeonato da Copa do Brasil.
Já em 2018, com um time bem inferior tecnicamente ao rival Cruzeiro e com Jair Ventura no banco de reservas, o Corinthians foi superado no Mineirão pelo placar mínimo. Já na Neo Química Arena, no jogo que marcou a estreia do VAR no futebol brasileiro, foi derrotado por 2 a 1 em um jogo muito polêmico.
A arbitragem de Vagner do Nascimento Magalhães, que parecia querer mostrar a utilidade da nova ferramenta, recorreu ao árbitro de vídeo para anular o gol de Pedrinho, alegando suposta falta de Jadson em Dedé no nascedouro da jogada.
Agora, na sétima decisão, cabe aos comandados de Vitor Pereira escreverem mais um capítulo desta história.
Se a saga se repetir, o Corinthians pode levantar o tetra diante dos flamenguistas. Mas o rival tem hoje o melhor elenco do futebol brasileiro e se encontra em grande momento.
De uma coisa a Fiel pode ter certeza.
Será mais uma decisão histórica na vida do Corinthians.
Veja mais sobre o Timão:
+ Corinthians comunica que plataformas de ingressos ficarão fora do ar; veja os detalhes
+ Próximo jogo