Dois meses atrás, Danielo Avelar proferiu ofensa racista durante uma partida o jogo CS:GO e desde então a diretoria do Corinthians decidiu que o atleta não defenderia mais o clube. Conforme informações de pessoas próximas, de lá pra cá o jogador tem procurado imergir na realidade social brasileira para melhorar como ser humano, e, consequentemente, reconstruir sua imagem.
Logo depois, do comentário racista de Danilo Avelar, o Corinthians anunciou que trataria de rescindir o vínculo com o defensor. Todavia, Avelar está desde outubro de 2020 em processo de recuperação de lesão ligamentar no joelho direito. Dessa forma, o Alvinegro não pode rescindir com o atleta de forma imediata. Isso porque, a legislação obriga que o Timão siga com o jogador até que o mesmo esteja novamente apto para atuar.
Além dessa prerrogativa, o Corinthians não encontrou respaldo jurídico para desligar Danilo Avelar por justa causa. Sendo assim, decidido a não manter Avelar no elenco, a diretoria vem buscando interessados para negociais o zagueiro de 32 anos.
Ao que parece, a previsão é de Danilo Avelar esteja em condições de jogo entre o final de setembro e início de outubro. Uma vez que o jogador ainda possui 16 meses de contrato com o Corinthians, com salários dignos de titular, ao todo, o atleta tem direito a receber aproximadamente R$ 7 milhões do Alvinegro até o término do vínculo em 2022, o intuito da direção é de negociá-lo de forma definitiva, ou por empréstimo.
Danilo Avelar tem buscado se aproximar da realidade social do Brasil
Enquanto segue em recuperação, Danilo Avelar vem aproveitando para tentar reconstruir a imagem maculada. Desde o fato ocorrido em junho desde ano, o jogador não tem usado suas redes sociais. Apenas sua esposa que, vez ou outra, publica algo relacionado ao jogador e ao filho do casal.
Veja mais notícias do Timão:
+ Corinthians se reapresenta no CT
+ Próximo jogo
Segundo pessoas próximas a Danilo, desde o mês passado, o atleta tem conversado com líderes e moradores de comunidades como a Favela do Airão, em Guaianases, local já visitado pelo zagueiro. Bem como, está em sua agenda para a próxima semana, uma visita ao time da Taças das Favelas.
Apesar de estar adotando postura discreta e “low profile” nas redes sociais, vieram a público imagens de Danilo Avelar com membros da CUFA (Central Única das Favelas), em São Paulo. Aparentemente empenhando em entender melhor como funciona o racismo no Brasil, depois do fatídico caso, Avelar contratou um coach que o ajudou a compreender a questão. Além disso, semana que vem o jogador receberá aulas sobre o tema.
Posição do Corinthians em relação a Danilo Avelar
No entanto, para o Corinthians, o ciclo de Danilo Avelar no Alvinegro do Parque São Jorge está encerrado. Nesse sentido, a diretoria do clube tem se mantido irredutível em sua decisão nos últimos dois meses. Com tantos problemas financeiros para remediar, o Timão não tem interesse em abraçar o problema do jogador, colocando-o em para vestir a camisa do time novamente. A não ser que haja uma grande reviravolta na imagem do zagueiro perante a opinião pública.
Todavia, para evitar processo por assédio moral, depois que Danilo Avelar estiver em condições de treino, o jogador deverá integrar o grupo durantes as atividades no CT Dr. Joaquim Grava, ao invés de treinar separado.
Clique aqui e se inscreva no canal Identidade Corinthiana no YouTube.