Além de viril e seguro, também se tornou versátil. Alguns elogios resumem os últimos jogos do uruguaio Bruno Méndez no sistema defensivo do Corinthians. Originalmente zagueiro, o atleta tem mostrado regularidade em qualquer situação que Mancini tenha o escalado.
Já foi zagueiro de origem, lateral direito e agora, mais uma vez, o estrangeiro faz uma partida bastante segura na esquerda, mantendo o lateral-esquerdo Guilherme Biro no banco de reservas mesmo sendo originário da posição.
Com Fábio Santos e Lucas Piton entregues ao Departamento Médico (aliás, Departamento este que foi alvo de muitas polêmicas no último fim de semana com a saída de Ivan Grava), o ex-atleta do Montevideo Wanderers precisou atuar mais uma vez do lado esquerdo.
De acordo com o Portal SofaScore, Bruno Méndez perdeu apenas um duelo pelo chão e nenhum pelo alto. Também teve cinco desarmes, quatro cortes e uma interceptação. Além claro, do gol de cabeça que resolveu o cortejo. O zagueiro também não levou nenhum drible dos atacantes do Azulão.
O gol de Bruno Méndez não só resolveu uma partida bastante amarrada pela péssima qualidade do gramado (e consequentemente dos passes errados do Corinthians), como colocou o clube de Parque São Jorge na primeira colocação de seu grupo no Campeonato Paulista de 2021.
Na classificação geral, perde apenas para o Red Bull Bragantino por conta do saldo de gols. Embora a exibição esteja longe da ideal como frisou Mancini na Coletiva, dá uma segurança para a partida contra o Salgueiro, quarta-feira pela Copa do Brasil no interior de Pernambuco.
Para a próxima partida
O raciocínio é simples para apostar em Méndez na esquerda mais uma vez. Na quarta, mesmo que o Timão não vença o Salgueiro, se classifica com um simples empate pelo Ranking da CBF. Ou seja, mesmo que o sistema ofensivo de Mancini volte a falhar na criação e o gol não saia, a segurança de Bruno atrás com os números apresentados contra a Ponte Preta, e neste domingo contra o São Caetano, dão a tranquilidade de Mancini apostar no atleta, em detrimento de Biro, que ainda é novato no Profissional.
Longe do ideal para pensar em título, mas perto do suficiente para o Corinthians evoluir em paz. O simpático lateral da Base vai ter que esperar um pouco mais.