Aviso de Cookies

Especial 1990: Enfim o Corinthians conquista o Brasil

Identidade Corinthiana

Updated on:

Dezembro de 1990. Era um país em ebulição. Ao som de Lambada e Sertanejo nas rádios, Pantanal estourando na TV Manchete e o torcedor do Corinthians na incerteza do Plano Collor, guardava alguns Cruzeiros para comprar seu ingresso em noites de Pacaembu ou Morumbi.

corinthians campeão brasileiro 1990 idcsccp identidade corinthiana
Em 16/12 de 1990 o Timão conquistou seu primeiro Brasileirão (Foto: Corinthians.com.br)

Não só Dezembro, mas grande parte de 1990 eram diversos dias de Neto. Ora, mas outro corinthiano também era destaque naquele Dezembro. Era o garoto Ayrton Senna, Bicampeão Mundial de F1 com a McLaren.

Mas a grande expectativa era o primeiro título Brasileiro do Corinthians. O Timão semana a semana deixava pra trás a incerteza e crescia no Campeonato com vitórias convincentes contra Palmeiras e Flamengo no Maracanã, por exemplo.

O mata-mata chegava e o favorito sempre era o outro. O Grêmio, campeão da Copa do Brasil do ano anterior. O Atlético Mineiro de Gérson. O Bahia de Paulo Rodrigues e Charles. O São Paulo do recém-chegado Telê Santana e de um time extremamente talentoso. E tinha o Corinthians de Neto, Wilson Mano, Márcio, Ronaldo e um predestinado com nome de Deus: Tupãzinho.

Após eliminar Atlético Mineiro e Bahia, o voluntarioso time de Nelsinho Baptista avançava para a Final contra o São Paulo. No primeiro jogo, Wilson Mano de joelho. No segundo, num dia 16 de dezembro como hoje, com mais de 100.000 pessoas no Morumbi, estava escrito que o sofrimento da espera seria cessado por um Deus.

Que assim seja. De carrinho, mas sem trovoada. Era a apoteose de Deus Tupã numa fábula de um país surreal. Trinta anos atrás e o Brasil descobria o seu maior gigante da bola.

LEIA TAMBÉM:
- Busto em homenagem a Ronaldo Giovanelli será inaugurado hoje.

Deixe um comentário