Conheça mais sobre a história do lateral Fagner
Nascido em São Paulo, no dia 11 de Junho de 1989, Fagner é cria das categorias de base do Corinthians. O camisa 23 estreou pelo Timão com apenas 17 anos de idade, em 2006. O jogo em questão foi contra o Fortaleza, pela 32° rodada do Campeonato Brasileiro. Daquele dia em diante, o lateral Fagner acumulou bons jogos no final do Brasileirão.
Depois do Sul-Americano de 2007, o jovem lateral corinthiano foi vendido ao PSV Eindhoven da Holanda. Porém, como não tinha idade para ir jogar na Europa, Fagner foi emprestado ao Vitória por 6 meses, até completar 18 anos.
Ao completar 18 anos e partir para a Holanda, Fagner chegou conquistando o título da Eredivisie 07/08. Mesmo com a conquista, o lateral não foi muito utilizado e participou de apenas 3 jogos com o time holandes. Com a passagem apagada, o ídolo do Corinthians rescindiu seu contrato e assinou com o Vasco da Gama em 2009.
Vasco da Gama e Wolfsburg
O primeiro ano como jogador do Vasco da Gama não foi bom para o lateral. Reserva na maior parte do tempo, acabou sendo campeão da Série B.
Em 2010, Fagner teve um ano melhor com a camisa do clube carioca e se tornou o lateral titular durante a campanha do Brasileirão, mesmo que o desempenho do Cruzmaltino não tenha sido tão bom na tabela.
Em 2011, um dos melhores anos do lateral na carreira aconteceu. Com o Vasco, Fagner foi campeão da Copa do Brasil e vice-campeão do Brasileirão. O camisa 23 foi eleito o melhor lateral do Campeonato Brasileiro.
Fagner continuou com as boas atuações em 2012 e, na janela do meio de ano, foi vendido para uma equipe alemã, o Wolfsburg. Depois de um bom início pelo clube alemão, o lateral decaiu de nível assim como toda a equipe do Wolfsburg, assim o atual jogador do Corinthians, retornou ao Brasil, para o Vasco da Gama.
A segunda passagem pelo Vasco foi inconstante, alternando entre reserva e titular com técnicos diferentes. O jogador, e todo elenco Cruzmaltino estavam em uma fase ruim e terminaram o Brasileirão de 2013 rebaixados. Com isso, Fagner encerrou seu empréstimo com o Vasco e voltou ao Wolfsburg.
A história de Fagner no Corinthians
Em 2014, Fagner retornou ao Corinthians para se sagrar ídolo da Fiel Torcida. O acordo era por empréstimo com opção de compra no fim do ano. Em 2014, o camisa 23 marcou seu primeiro gol com a camisa alvinegra, contra o São Paulo na Arena Barueri.
Em 2015, já comprado em definitivo, o jogador do Corinthians foi peça importante na conquista do título daquela edição do Campeonato Brasileiro. Além de alcançar a marca de 100 jogos com a camisa do clube de Itaquera.
Depois de um apagado ano de 2016, tanto para Fagner como para a equipe em geral, o Timão junto de Fagner voltou a conquistar títulos. O lateral se mostrou mais uma vez um dos melhores da posição atuando no futebol brasileiro, naquele ano o camisa 23 levantou a taça do Campeonato Paulista e do Brasileirão 2017 junto ao SCCP.
Em 2018, atingiu o ponto alto da carreira ao ser bicampeão paulista com o Corinthians e também foi convocado para a Copa do Mundo pelo técnico Tite, atuando como titular depois das lesões de Dani Alves e Danilo na lateral direita.
Em 2019, o lateral direito foi tricampeão do Paulistão pelo Corinthians e alcançou a marca de 300 jogos com o manto alvinegro.
Em 2022, Fagner alcançou a marca de 475 jogos pelo clube e ultrapassou o craque e ídolo do Corinthians, Roberto Rivellino. Com isso, chegou no Top 10 de jogadores que mais atuaram com a camisa alvinegra.
Em 2023, Fagner e o Corinthians amargaram uma seca de títulos que já dura 4 anos. Mesmo assim, ainda que em altos e baixos, o lateral entrou para a seleta lista dos 10 jogadores que mais deram assistências jogando pelo clube. Atualmente ele é o oitavo maior assistente da história corintiana.
Números e títulos de Fagner no Corinthians
Com a camisa alvinegra do Corinthians, o lateral direito acumula 5 títulos, sendo 3 Campeonatos Paulistas e 2 Campeonatos Brasileiros. Em jogos, o camisa 23 tem 485 como titular e 508 no total em toda sua passagem. O lateral também acumula 46 assistências e 12 gols pelo Time do Povo.
Ainda que o clube e o atleta não estejam em boa fase na temporada atual, Fagner é um dos responsáveis diretos pelas últimas conquistas do Corinthians. Com bons números, raça e taças no currículo, o lateral justifica por que é um dos ídolos da Fiel Torcida.