Aviso de Cookies

#FUTEBOLSEMÓDIO: Corinthians inicia ação institucional

Ludinel Fonseca

Updated on:

O Corinthians lançou na manhã desta sexta-feira (22) a campanha #FUTEBOLSEMÓDIO.

Campanha tem como intuíto, o respeito aos atletas e a instituação. (Imagem: Corinthians)
Campanha tem como intuíto, o respeito aos atletas e a institução. (Imagem: Corinthians)

A ação tem o intuito de proteger a integridade do clube, seus jogadores e funcionários, a fim de que seja respeitada a história do Timão.

Nesse sentido, a ação tem como foco maior ir contra as ameaças recentes feitas aos jogadores do Corinthians.

Cássio, Willian, Gil, Paulinho e até mesmo o presidente Duilio Monteiro Alves foram alguns dos alvos. Através de suas redes sociais, eles receberam ofensas e ameaças atentando contra as suas vidas.

Contudo, o vídeo lançado nas redes sociais do Corinthians, traz também trechos de notícias da internet, de ação contra jogadores de outros times.

Vale lembrar que mais recentemente, as equipes do Bahia e Grêmio, por exemplo, foram recebidas em seus estádios com pedras e bombas.

Os artefatos acabaram ferindo jogadores destas equipes. Segundo apurado, as ações partiram de “torcedores” de seus próprios times.

Dessa forma, é provável que o Corinthians não fique só nesta campanha contra o #FUTEBOLSEMÓDIO. Acredita-se que outras equipes devem fazer o mesmo em breve através de suas mídias.

Veja mais sobre o Timão:
+ Willian: Focado no Timão
+ Reunião define carga de ingressos

Imprensa é incluída na ação

Além disso, o vídeo mostra também notícias de grandes veículos de informação.

Mais recentemente, parte dos veículos de imprensa divulgaram a informação de que dois jovens teriam sofrido segregação racial, na Neo Química Arena.

Entretanto, antes mesmo da apuração do caso, a imprensa se baseou em vídeos postados nas redes sociais para se ter um parâmetro do caso ocorrido.

Assim que apurado pelo Corinthians através das câmeras de segurança da Casa do Povo, ficou constatado que não foi cometido nenhum crime.

No entanto,os jovens menores de idade estavam desacompanhados de um maior de idade e com seus ingressos já utilizados pelos donos das entradas.

Corinthians: Primeira ação

A princípio, o clube tem como primeira medida o “apagão em suas redes sociais, a partir das 10h deste dia 22 de abril.

A exemplo, para um dia antes dos jogos do Coringão são liberados a comunicação de veículos de imprensa, os relacionados para os jogos. Também há informações sobre os atletas que ficam de fora dos jogos.

Sendo assim, a medida ficará válida até a próxima segunda-feira (25).

Com isso, nada será publicado nas redes sociais do clube até a véspera do jogo contra o Boca Juniors, por exemplo, como uma forma de protesto.

Por fim, além de um belo vídeo institucional #FUTEBOLSEMÓDIO, o Corinthians também emitiu uma nota oficial através de seu site e do aplicativo Universo SCCP.

Confira:

O Sport Club Corinthians Paulista entra nesta sexta-feira (22) em uma das causas mais importantes de seus mais de 111 anos de história.

O clube do Parque São Jorge vai se posicionar contra o clima de violência no ambiente do futebol e a disseminação do ódio e das fake news nas redes sociais por meio de um apagão de comunicação.

Nenhuma postagem será feita pelas redes sociais do clube e nenhuma ação de comunicação será realizada entre as 10h desta sexta-feira (22) e as 10h da próxima segunda-feira (25).

Esta medida visa a conscientizar a fiel torcida e a sociedade em geral a respeito do discurso de ódio, tornando o debate do futebol especialmente tóxico e chegando ao extremo do risco físico e trauma psicológico para os profissionais do esporte – atletas ou não – e suas famílias.

Além disso, não deixamos de notar que há quem aproveite o estado de permanente indignação para monetizar a repercussão de fake news, seja nas redes sociais ou em parte da imprensa tradicional, como se viu na semana passada, quando a operação de nosso estádio foi acusada de racismo ao cumprir a lei e barrar dois menores desacompanhados que tentavam entrar para assistir a uma partida apresentando ingressos inválidos.

Palavras do Presidente do Corinthians

Não podemos mais permanecer imóveis diante de um contexto que ameaça todos os clubes e jogadores. É preciso que a sociedade reflita sobre qual futebol quer para si, para suas famílias, para o presente e para o futuro”.

Afirma Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians.

Recentemente, os jogadores Cássio, Gil, Willian e Paulinho e seus familiares foram expostos a ameaças feitas por torcedores, fato que se repetiu em outros clubes.

Esse ódio também se estende a dirigentes, árbitros e jornalistas, o que mostra a urgência de abordar o tema e enfrentar a situação de forma efetiva e abrangente.

Esta primeira medida do Corinthians será seguida por outras que envolverão todas as diretorias e todo o ecossistema do clube, de forma que imprensa, influenciadores, usuários e empresas de redes sociais também se engajem no necessário debate por um ambiente saudável para a prática, a vivência e a paixão pelo futebol profissional, dentro do espírito esportivo e democrático que guia o Corinthians desde sua fundação.

Deixe um comentário