Á terceira camisa de cada temporada sempre tem um significado especial para o Corinthians. A cada estreia do primeiro e segundo uniforme a expectativa sobre o terceiro aumenta, visto que o lançamento é sempre em alusão a algum episódio ou característica do clube. Portanto, vamos conhecer as mais recentes e contar um pouco da história.
Terrão – 2015/2016
A camisa três de 2015/2016 foi criada em homenagem ao Terrão. Assim, a canteira do Corinthians, famosa por revelar tantos bons jogadores, ganhou uma camisa para chamar de sua. A estreia do clube com esse uniforme foi diante do Fluminense, com uma vitória de 2×0.
Nada mais simbólico que o primeiro gol marcado fosse de um menino do Terrão. Contudo, Marciel abriu o placar no chute da entrada da área e Ralf faria o segundo e cabeça. O uniforme foi usado em quatro jogos, sendo duas vitórias, um empate e uma derrota.
Camisa do Inexplicável – 2016/2017
A princípio, o terceiro uniforme de 2016/2017 tem como tema “Camisa do Inexplicável”. Chamada assim pelo fato do clube não dizer qual foi o motivo, pois a camisa foi simplesmente lançada.
Assim, a camisa foi utilizada em seis aparições, sendo uma vitória, quatro empates e uma derrota. A estreia foi contra o Coritiba fora de casa e o placar foi 1×1.
Antigo Terrão – 2017/2018
O tema da camisa três dessa temporada foi, principalmente, o antigo Terrão. Sem muitas justificativas, foi uma camisa lançada para simbolizar também as ruas de São Paulo.
Foi utilizada em três aparições, sendo uma vitória e duas derrotas. A estreia foi contra o Santos, na Vila Belmiro, com o placar de 2×0 para o rival.
Homenagem a Ayrton Senna – 2018/2019
A terceira camisa dessa temporada foi feita em homenagem ao ídolo brasileiro Ayrton Senna. Também torcedor do Corinthians, o piloto sempre foi reverenciado pela torcida sobretudo por sempre lembrar do clube.
Considerada a segunda camisa mais bonita do mundo, essa certamente foi uma das mais bonitas da história do clube. Ela também foi eleita a oitava mais bonita da década no ano de 2020.
Contudo, o retrospecto com essa camisa não é dos melhores. Foram duas derrotas e um empate e a estreia foi contra o Flamengo, onde o clube seria derrotado por 3×0.
Onde houver Corinthians – 2019/2020
A camisa três dessa temporada consiste na homenagem as invasões praticadas pela Fiel torcida. Em alusão a 1976, 2000, 2012 entre outros episódios que só a torcida corinthiana é capaz de protagonizar.
Contestada por alguns, adorada por outros, essa camisa dividiu opiniões. Todavia, certo é que com o tempo foi caindo no gosto e também fez parte da história rica do clube.
O retrospecto com essa camisa é de uma vitória, um empate e uma derrota. A estreia foi contra o Ceará em casa e o jogou terminou empatado por 2×2
Corinthian Casuals – 2020/2021
A terceira camisa dessa temporada remete ao clube que inspirou a criação do Sport Club Corinthians Paulista. O Corinthian Casuals é um clube de Londres que seria homenageado com uma camisa. Nas cores do clube londrino, esse uniforme logo também cairia nas graças da Fiel.
O escudo da camisa remete a década de 1920 e 1930. Além disso, o desempenho do clube utilizando esse uniforme foi de uma vitória e uma derrota. A estreia foi contra o Flamengo, derrota por 5×1.
Respeita as Minas – 2021/2022
Foi a primeira vez que um clube da primeira divisão do Brasil estreou um uniforme com o time feminino. O debute aconteceu na vitória por 3×1 diante do maior rival, no segundo jogo da decisão do Brasileirão feminino. A camisa roxa é em alusão aos movimentos feministas ao longo da história, já que a torcida do clube é composta por 53% de torcedoras.
O retrospecto não poderia ser melhor, estreia com vitória e título sobre o maior rival. É a primeira taça levantada pelo clube usando uma terceira camisa, fato que ficará para sempre na história.
Veja também: + Final do Brasileiro Feminino: audiência histórica + O manto considerado mais bonito da história do Corinthians