O maior clássico do Brasil tem números equilibrados em sua história recente. Após a saída de Tite para a seleção brasileira em junho de 2016, o Corinthians leva vantagem em relação ao estrelado elenco palmeirense. O treinador assumiria a amarelinha no segundo semestre daquele ano.
Após esse período, o clube de Parque São Jorge leva vantagem nos confrontos contra seu maior rival. Foram 19 embates, com oito vitórias do Corinthians, cinco empates e seis derrotas.
Total 19J 8V 5E 6D
Paulista A1 – 10 jogos – Cinco vitórias, três empates e duas derrotas
Brasileirão – 9 jogos – Três vitórias, dois empates e quatro derrotas
Essa vantagem se deve, em grande parte, ao quase perfeito desempenho de Fábio Carille perante o maior rival. O treinador, em duas passagens, venceu o Palmeiras em sete ocasiões, empatou uma e perdeu apenas uma. Lembrando que essa única derrota aconteceu no primeiro confronto da final do Campeonato Paulista de 2018, onde o Corinthians reverteria e seria campeão na disputa de pênaltis dentro do Allianz Park.
Mesmo com elencos estrelados e caros devido ao patrocínio palmeirense, o Corinthians ainda leva vantagem. Carille é considerado rei dos clássicos e não é só contra o Palmeiras que se mostrou eficiente. Ao todo, o treinador levou o Corinthians a um aproveitamento de 70% nos clássicos. Veja o retrospecto contra rivais:
CORxPAL – 7 vitórias e 1 derrota
CORxSPFC – 7 vitórias, 4 empates e 1 derrota
CORxSAN – 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas
TOTAL: 27 clássicos – 17 vitórias, 6 empates e 4 derrotas
APROVEITAMENTO: 70,37%
Sábado (12/06) o Corinthians enfrenta o Palmeiras no Allianz Park as 19hrs, pelo horário de Brasília. O duelo será válido pela terceira rodada do Campeonato brasileiro e terá transmissão pelo Premiere.
Veja também: Corinthians inicia preparação para o Derby