A Neo Química Arena é a nova casa do Corinthians. Projeto para a abertura da Copa do Mundo no Brasil em 2014, a Arena sempre mostrou ser um ambiente hostil para quem joga contra o clube. Mas, a nossa casa tem sua rica história e aqui vamos contar um pouquinho sobre.
O anúncio e a construção
A princípio, o anúncio da construção da tão sonhada casa corinthiana foi feito lá atrás, mais precisamente no ano de 2010. De antemão, a confirmação do projeto de construção aconteceu no dia 01 de setembro daquele ano, dia em que o clube completaria seu centenário, diante de 150 mil pessoas no Vale do Anhangabaú. O então presidente Andrés Sanchez anunciaria o ousado projeto para a abertura da Copa do mundo de 2014.
Com a década de 2010 sendo a mais vitoriosa da história do clube, a construção da Arena era a cereja do bolo que faltava para o Corinthians. A princípio, após a confirmação do projeto de construção, cada promessa de Naming Rights agitava o torcedor, que via a possibilidade como uma parceria no pagamento do estádio. Contudo, o projeto só se consolidaria em 2020 e veremos aqui posteriormente.
Assim, os anos de construção foram rodeados de especulações sobre o tal Naming Rights. O fato é que a Fiel esperava ansiosamente para, de fato, estrear na sua nova casa. O jogo de estreia seria um amistoso entre os ídolos do clube, que reuniu jogadores do passado recente e também de décadas anteriores.
O primeiro bate bola na Neo Química Arena foi entre os funcionários que trabalharam na construção do estádio, principalmente o pessoal da que tocou diretamente as obras. Dias depois, o Corinthians reuniria mais de 100 ex jogadores do clube para um amistoso, que seria dividido entre seis tempos de 15 minutos cada. O primeiro a marcar na Arena foi o craque Rivelino, de pênalti.
A estreia oficial
Primeiramente, a estreia oficial do Corinthians em sua nova casa foi no dia 18 de maio de 2014, contra o Figueirense. O confronto foi pelo Campeonato Brasileiro e o clube sairia derrotado por 1 a 0 pelo clube catarinense e, contudo, quis o destino que o primeiro a marcar de forma oficial fosse Giovanni Augusto, que mais tarde vestiria o manto.
Abertura da Copa do Mundo de 2014
A Neo Química Arena recebeu, no dia 12 de junho de 2014, a abertura do maior evento de futebol do planeta. Além da cerimônia de abertura, o jogo entra Brasil x Croácia daria o pontapé inicial da Copa do Mundo da Fifa. Além de abrigar a abertura, a Arena recebeu mais cinco jogos:
Uruguai 2 x 1 Inglaterra
Holanda 2 x 0 Chile
Coréia do Sul 0 x 1 Bélgica
Argentina 1 x 0 Suíça – Oitavas de final
Holanda 0 (2) x (4) 0 Argentina – Semifinal
Além da Copa do Mundo, a Neo Química Arena recebeu a Copa América de 2019 e as Olimpíadas de 2016. Pela Copa América foram três jogos e pelas Olimpíadas foram dez, entre o futebol masculino e feminino.
Momentos históricos para o Corinthians
Apesar de sua história breve, a Neo Química Arena foi palco de títulos e jogos memoráveis para a torcida do Corinthians. Assim, após a estreia em 2014 o clube levantou cinco taças no período e três delas foram confirmadas na Arena. O Campeonato Brasileiro de 2017 e os Paulistas de 2017 e 2019 foram decididos na casa corinthiana.
Outro momento marcante foi o treino aberto pré decisão do Paulistão de 2018, feito para apoiar o clube rumo a vitória na casa do maior rival. A festa nesse dia ficará eternamente no coração da Fiel Torcida.
Mas, certamente o jogo mais marcante foi a goleada de 6 a 1 sobre o São Paulo, no jogo que o Corinthians receberia o troféu que tinha sido confirmado anteriormente em São Januário contra o Vasco. Com um time recheado de reservas, o clube goleou seu rival com um futebol que encantou a torcida.
Anúncio do naming rights
Em 2020, por fim o Corinthians anunciaria o tão esperado naming rights. Na noite do aniversário de 110 anos do clube, o então presidente Andrés Sanches faria o anúncio dessa nova parceria. A cerimônia contou com a presença do ex goleiro e ídolo Ronaldo Giovanelli e também com o ator corinthiano Dan Stulbach.
A partir de 01 de setembro de 2020 a casa do Corinthians tem novo nome. A Neo Química será parceira do clube por 20 anos e estampará seu nome no estádio por esse período. Assim, a marca também ajudará o clube a ter um respiro no caixa, sendo importante nesses anos de austeridade.
Números do Corinthians na Neo Química Arena
Três maiores públicos:
Paulista de 2019 – 46481 pagantes: Corinthians 2×1 São Paulo
Brasileiro de 2017 – 46090 pagantes: Corinthians 3×2 Palmeiras
Brasileiro de 2017 – 46030 pagantes: Corinthians 2×2 Atlético Mineiro
Média de público: 32539
Três Maiores goleadas:
Libertadores de 2016 – Corinthians 6×0 Cobresal
Brasileiro de 2015 – Corinthians 6×1 São Paulo
Brasileiro de 2020 – Corinthians 5×0 Fluminense
Três Maiores Artilheiros:
Romero – 27 gols
Jô – 26 gols
Jadson – 24 gols
Jogadores com maior número de jogos:
Cássio
Fagner
Jadson
Obs: Cássio atuou em 204 jogos na Neo Química Arena
Aproveitamento do Corinthians:
239 jogos – 140 vitórias, 66 empates e 33 derrotas
376 gols marcados e 176 gols sofridos – Saldo de gols de 200
Aproveitamento: 67%
Palco de grandes vitórias do Corinthians, a Neo Química Arena é um marco na história do Clube. Certamente é um trunfo que joga junto, pois dentro de casa o Corinthians é quase imbatível. Sem torcida esses números caíram um pouco, mas nada que abale a fortaleza que é a Casa Corinthiana.
Por fim, esperamos que a volta do público aconteça o mais rápido possível. Que essa pandemia passe e que todos sejam vacinados, assim a torcida que mais joga poderá estar presente para apoiar o Sport Club Corinthians Paulista.
Veja também: Jô está a um gol de igualar Romero como artilheiro da Neo Química Arena