O período de transferências no futebol brasileiro sempre foi agitado e com uma boa expectativa. Mas essas datas carecem de um alinhamento tanto com a janela internacional como com o nosso mercado. A princípio, a CBF pretende ajustar criando uma janela ajustada para o futebol nacional em 2022.
Anteriormente as janelas internas não seguiam o padrão internacional da FIFA. Agora a entidade pretende mudar e trazer mais uma alternativa, que se trata de adaptar também para a situação nacional. Ou seja, o período de transferências será de acordo com o calendário FIFA, com as mesmas regras e exceções.
Veja também:
+ Escalação: Sylvinho fará mudanças
+ Gaviões da Fiel cobram planejamento para 22
No momento, essa regra se aplica as Séries A e B, posteriormente sendo estendida para outras divisões. Assim, nenhuma transferência nacional poderá ocorrer fora dela e tampouco empréstimo e retorno de jogadores dentro do período estipulado. Na prática, o clube não poderá devolver jogador antes do término do contrato.
O registro de atletas até o presente momento poderia ocorrer a qualquer momento, dentro do período de inscrição de cada competição. Com a mudança, existirá períodos de inscrição que seguirão as datas pré estabelecidas pela FIFA. Agora existirá uma padronização, que pode auxiliar para evitar saídas com o campeonato correndo.
Por fim, é importante ressaltar que jogadores das categorias de base poderão se profissionalizar a qualquer momento. Exceto para se transferir, pois terão que seguir as regras da nova janela.