Ninguém discute que o Corinthians não está num bom ano e que não tem grandes aspirações. O elenco tem muitas limitações, há poucas opções e, em muitos casos, repete-se a insistência em jogadores ou posicionamentos que não vêm dando certo.
Algumas apostas foram produtivas. Davó está aí para mostrar que, dentro do elenco que temos hoje, é possível encontrar uma opção diferente Ao passo que algumas atitudes não fazem muito sentido. Entendemos que o treinador tem suas estratégias e preferências, mas é difícil defender ou apoiar algumas insistências. Alguns jogadores não vêm bem há meses, mas estão constantemente entre os titulares, ou então frequentemente recebem chances no decorrer da partida.
Um dos que mais fica em destaque é o Jô. Jô foi importantíssimo no título de 2017, mas isso já faz 3 anos. Desde que voltou ao Corinthians, teve algumas poucas boas partidas no Paulistão, e depois caiu demais. Pouco se movimenta, pouco participa de jogadas ofensivas e mal tem chegado perto do gol. É preciso encontrar alguma alternativa para isso.
Sabemos que o elenco atual do Corinthians não tem jogadores muito criativos, mas se já constatou-se que algo deu errado, o mínimo a fazer é tentar mudar.
Se não quer colocar o Davó como titular novamente, por que não deixar Luan mais perto do gol? Por que não deixar o camisa 7 jogar na posição em que mais rendeu quando estava no Grêmio? Qual o motivo de seguir insistindo na improvisação dele como meia? Por que não avançá-lo e colocá-lo para jogar com Cazares, já que ambos não jogam na mesma posição? É possível fazer algumas alterações, sem deixar a defesa exposta.
Everaldo, Léo Natel e Gustavo Mosquito não estão rendendo o esperado, então por que não fazer um 4-4-2, mesmo com 3 volantes, para ver no que dá? Não creio que seria muito absurdo arriscar um meio com Gabriel, Cantillo, Ramiro e Cazares/Otero. Ou mesmo tentar avançar Cazares e deixar Luan como o jogador mais próximo do gol.
Com o time que temos, o importante é a consolidação no meio da tabela, para só então almejar algo mais acima. Mas, para isso, talvez algumas mudanças pudessem ser muito bem-vindas.
Leia também: - Corinthians vai mal e empata com o Fortaleza