Nesta terça-feira, a Justiça de São Paulo autorizou a entrada de bandeiras com mastro nos estádios, após 26 anos. Sobretudo, a entrada deverá seguir as diretrizes da Polícia Militar que vai especificar o material, tamanho máximo e quantidade permitida.
A decisão foi tomada pelo juiz Fabrício Reali Zia, que completou explicando outros possíveis critérios de permissão.
‘’(se a PM) Entender pertinentes para a concessão do direito e sua respectiva fiscalização, visando especialmente a segurança dos torcedores e de suas famílias’’ – disse o juiz.
Em virtude, a Identidade Corinthiana apurou com a PM de São Paulo e recebeu a seguinte resposta:
‘’A Polícia Militar esclarece que tomou conhecimento, através dos veículos de imprensa, da liberação, feita pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, da utilização de bandeiras com mastros. O assunto está sendo estudado para deliberação.
Atenciosamente’’.
Em seguida, o CCOMSOC (Comando da Polícia de Choque) respondeu:
‘’Após a liberação dos acessórios pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, o Comando de Policiamento de Choque está analisando quais procedimentos deverão ser adotados a partir de então. Assim que tivermos uma posição assertiva e as ações tomadas, informaremos com maiores detalhes aos veículos de imprensa’.
Por fim, as bandeiras com mastros foram proibidas por lei nos estádios de São Paulo em 1996. Nos autos, o Ministério Público se manifestou contrário à liberação e analisa se irá recorrer da decisão.