Aviso de Cookies

Renato Augusto: os 8 melhores momentos da primeira passagem

Felipe Maia

Updated on:

De volta ao Timão, Renato Augusto jogou no Corinthians entre 2012 e 2015. Confira os 8 melhores momentos da primeira passagem do meia.
De volta ao Timão, Renato Augusto jogou no Corinthians entre 2012 e 2015. Confira os 8 melhores momentos da primeira passagem do meia.
(Imagem: Daniel Augusto/Corinthians)

De volta ao Corinthians, Renato Augusto está relacionado para a partida deste domingo (15) contra o Ceará, na Neo Química Arena. Nesse sentido, seis anos depois de deixar o Timão para defender o Beijing Guan, da China, o meia pode finalmente reestrear com o manto alvinegro.

No futebol chinês, Renato Augusto disputou 152 partidas, onde marcou 40 gols e deu 45 assistências. Ou seja, participou de um gol a cada duas partidas e conquistou a Copa da China de 2018.

Como o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2015 é versátil e pode atuar em mais de uma posição, contudo ainda não se sabe como o treinador Sylvinho pretende aproveitá-lo. A promessa, no entanto, é que o jogador de 33 anos eleve o patamar do time.

Renato Augusto foi contratado pelo Corinthians em 2013. O Timão pagou € 3,5 milhões ao Bayer Leverkusen, da Alemanha, para adquiri-lo e fortalecer o elenco que acabara de se sagrar bi-campeão mundial.

Nesse sentido, os números da primeira passagem de Renato Augusto no Corinthians foram positivos – não à toa, a torcida está animada com seu retorno. Em 127 jogos disputados, o meia fez 15 gols e deu 19 assistências.

Dessa forma, com 68 vitórias, 38 empates e 21 derrotas, ele teve um aproveitamento de 53% dos pontos disputados. Saindo do banco, ele está invicto: 10 vitórias e 14 empates, com 61,1% de aproveitamento, além de ter marcado 3 gols.

Falando de títulos, Renato Augusto levantou três taças pelo Corinthians: o Campeonato Paulista de 2013, a Recopa Sulamericana de 2013 e o Campeonato Brasileiro de 2015. E como toda história vitoriosa, a primeira passagem do meia é repleta de jogos marcantes. Em seguida, você pode conferir os oito melhores momentos de Renato Augusto no Corinthians.

Mirassol 0 x 1 Corinthians (Campeonato Paulista de 2013)

Renato Augusto não demorou para estrear no Corinthians. Sua primeira partida foi no dia 28 de janeiro de 2013, quando o alvinegro visitou o Mirassol em jogo da terceira rodada do Campeonato Paulista.

Como os titulares do Mundial de Clubes ainda não estavam disponíveis, o técnico Tite escalou jogadores reservas como o chinês Chen Zhizao e dois reforços: o zagueiro Gil e Renato Augusto, então com a camisa 25.

Apesar do calor e do gramado irregular em Mirassol, o meia já começou dando seu cartão de visitas. Aos 6 minutos, Renato Augusto cruzou para Romarinho fazer o único gol da partida.

Corinthians 3 x 0 União Barbarense (Campeonato Paulista de 2013)

Renato Augusto chegou ao Timão com um histórico de lesões e, por isso, o departamento médico e a comissão técnica adotaram uma postura cautelosa. Dessa forma, o meia começou sua trajetória na reserva de um time que vivia grande fase após se sagrar bicampeão mundial.

Foi saindo do banco que Renato Augusto marcou seu primeiro gol com a camisa do Corinthians. Ou melhor, seu primeiro golaço. No dia 16 de março, o Timão recebeu o União Barbarense pela 12ª rodada do Campeonato Paulista.

A equipe do interior veio ao Pacaembu para se defender, mas o Corinthians conseguiu quebrar a retranca no segundo tempo, com gols de Douglas e Jorge Henrique. Após entrar na vaga de Romarinho, Renato Augusto recebeu a bola desviada na área e fechou o placar com uma bela cavadinha no goleiro Walter – seu futuro companheiro de equipe.

São Paulo 1 x 2 Corinthians (Recopa Sulamericana de 2013)

Após a Copa das Confederações de 2013, o Corinthians acertou a venda do volante Paulinho para o Tottenham pelo valor de € 18 milhões. Assim, Renato Augusto herdou a mística camisa 8 da equipe alvinegra, vestida por ídolos como Sócrates, Basílio e Rincón. Como você pode imaginar, a primeira partida do meia com a nova numeração foi inesquecível.

Campeão da Libertadores, o Corinthians disputou a Recopa Sulamericana de 2013 contra o São Paulo, que se classificou ao vencer a Copa Sulamericana de 2012. No dia 3 de julho, o Timão visitou o rival e saiu na frente com gol de Paolo Guerrero, mas Aloísio empatou para os anfitriões.

Por fim, após três meses se recuperando de lesão, Renato Augusto saiu do banco para dar a vitória ao Corinthians. Aos 30 minutos, o meia recebeu lançamento e encobriu o goleiro Rogério Ceni, que estava adiantado.

Corinthians 3 x 0 Bahia (Copa do Brasil de 2014)

Apesar de ter se mostrado um jogador diferenciado quando entrou em campo, as lesões fizeram com que Renato Augusto não tivesse tanta sequência no seu primeiro ano de Corinthians. Mas, felizmente, a sorte do meia começou a mudar no segundo semestre de 2014.

No dia 23 de julho, o Corinthians recebeu o Bahia na Neo Química Arena pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Com gols do volante Elias e do atacante Ángel Romero, o alvinegro vencia com facilidade e, após entrar no lugar do meia Jadson, Renato Augusto fechou o placar em cobrança de pênalti – seu primeiro tento em Itaquera.

Corinthians 3 x 1 Bragantino (Copa do Brasil de 2014)

Contratado para substituir Tite em 2014, o treinador Mano Menezes não acreditava que Jadson e Renato Augusto poderiam ser titulares jogando juntos. Deixando as lesões para trás, o camisa 8 venceu a disputa pela titularidade e se firmou de vez no Corinthians.

Seu primeiro gol entre os onze iniciais veio num momento em que o Timão precisava reverter uma desvantagem. Derrotado pelo Bragantino por 1 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o Corinthians precisava reverter a desvantagem em Itaquera para avançar.

Dessa forma, aos 4 minutos, Renato Augusto recebeu passe de Romarinho na entrada da área e abriu o placar. Avassalador, ainda deu assistências para os gols de Ralf e Felipe, liquidando a fatura em apenas 19 minutos de jogo.

Corinthians 4 x 0 Once Caldas (Libertadores de 2015)

Quatro anos depois de ser eliminado na pré-Libertadores pelo Tolima, o Corinthians novamente precisaria disputar a fase prévia em 2015. Novamente comandado por Tite, o Timão recebeu o Once Caldas, da Colômbia, e encaminhou a classificação numa das maiores noites da Neo Química Arena.

Jadson e Renato Augusto não funcionam juntos? Tite não concordou com Mano Menezes e escalou ambos. Emerson Sheik abriu o placar no primeiro minuto e Felipe ampliou no segundo tempo.

Além disso, a atuação de gala do Corinthians foi completada com duas belíssimas assistências de Renato Augusto. Na primeira, o meia fez o pivô para o volante Elias marcar. Já a segunda foi ainda foi num lance ainda mais bonito: toque de calcanhar para o lateral Fagner fechar o placar de cavadinha.

Athlético-PR 1 x 4 Corinthians (Campeonato Brasileiro de 2015)

Líder do Campeonato Brasileiro, o Corinthians apresentou um futebol vistoso durante toda a competição. Como o assunto é Renato Augusto, é impossível não exaltar o desempenho do meia na partida contra o Athlético-PR, válida pela 31ª rodada da competição.

Assim, já fazendo as contas para se sagrar hexacampeão, o Timão goleou o Athlético-PR na Arena da Baixada pelo placar de 4 a 1. Aos 16 minutos, Renato Augusto recebeu passe de Gil em cobrança de escanteio e fez seu primeiro gol da partida. O segundo veio aos 45, após tabelar com Elias – Vagner Love fez os outros dois tentos alvinegros.

Atlético-MG 0 x 3 Corinthians (Campeonato Brasileiro de 2015)

Já na 33ª rodada, chegou a hora do confronto direto contra o vice-líder Atlético-MG. Após um primeiro tempo equilibrado, o Corinthians voltou à segunda etapa disposto a liquidar a fatura – e conseguiu, vencendo o concorrente à taça com autoridade.

O Timão abriu o placar com Malcom aos 22 minutos do segundo tempo e ampliou a vantagem aos 29. Perto do fim, aos 39, Renato Augusto tabelou com Love e recebeu um passe, dominou a bola na linha de fundo e cruzou para Lucca completar de voleio. Por fim, aos gritos de ‘é campeão’, o alvinegro voltou para casa com 11 pontos de vantagem na ponta.

https://youtu.be/lkSpWNC2et8?t=129

Deixe um comentário