A diretoria corinthiana optou por manter Sylvinho à frente do Corinthians no final do ano passado, por entender que ele era um bom nome para comandar a equipe na temporada 2022. No entanto, após uma pré-temporada e com o time apresentando os mesmos problemas do ano passado, não houve como sustentar a decisão.
Sylvinho não está mais no comando do alvinegro. A partida contra o Santos onde o time novamente apresentou lentidão na transição de bola, toques sem objetividade, escanteios inofensivos, entre outros problemas, a derrota de virada sacramentou a perda do cargo.
Nas últimas partidas o técnico vinha sendo vaiado antes, nos intervalos e ao final de cada partida. Em algumas ocasiões chegou a ser apupado mesmo com a bola rolando. O presidente Duilio Monteiro Alves dizia ter em mente a manutenção do profissional porque, dentre outros motivos, ele mantinha um bom ambiente no vestiário, entretanto isso não foi possível.
De acordo com Marco Bello na Rádio Transamérica, diretoria e treinador tiveram uma reunião após o confronto e foi decidida a demissão. O ex-lateral nem chegou a conceder entrevista coletiva.
Chegando em maio de 2021, Sylvinho começou a receber críticas pela falta de repertório tático e, principalmente, pela ausência de vitórias fora de casa. O time ficou um turno inteiro sem vencer longe de Itaquera na temporada passada.
A parte ruim é que toda a pré-temporada foi desperdiçada, assim como algum possível reforço pontual que um novo técnico poderia indicar para melhorar o elenco de acordo com suas ideias de jogo.
Sylvinho deixa o cargo com 43 partidas disputadas, 16 vitórias 14 empates e 13 derrotas, com 42 gols marcados e 40 sofridos. As críticas mais recorrentes eram pela falta de repertório tático e de variação de jogo. O comandante até trocava jogadores, mas nunca mudava sua maneira de jogar, mesmo que a partida exigisse essa necessidade de adaptação.
Veja mais notícias do Timão:
+ Corinthians sai na frente mas perde de virada
+ Próximo jogo
Qual técnico virá?
Agora começarão as especulações sobre quem poderá ser o novo treinador do Timão. Hoje sem clube, Renato Gaúcho chegou perto de assinar, entretanto recusou a oferta. Seria difícil apostar em ter confiança nele depois de um trabalho questionável no Flamengo, que tem um elenco e tanto. Outro nome que aparece bastante é o de Cuca, contudo o extracampo dele é bastante complicado e poderia gerar uma revolta em parte da torcida, atrapalhando um eventual trabalho.
Rumores dizem que Jorge Jesus chegou a ser oferecido antes do início da temporada, mas Duilio recusou. Existem diversos nomes interessantes, principalmente se o clube buscar pela América do Sul. Eduardo Domínguez é um técnico que se destacou na Argentina em um passado recente e poderia ser uma aposta plausível. Agora é esperar pelas próximas novidades e torcer para que o clube contrate alguém que faça o clube jogar bola.
Importante lembrar que Sylvinho não deu certo como treinador, talvez por ainda não estar maduro para o cargo, mas sua história como jogador segue intocada. Foi extremamente vitorioso no Timão, além de ser cria do terrão, chegando até a vencer duas Champions League nos tempos de Barcelona.