Há nove anos, o Corinthians vencia o Cruz Azul-MEX no Pacaembu, pela Libertadores de 2012. O adversário foi o que deu maior dificuldade na fase de grupos daquela competição. Nos dois jogos que disputaram, houve empate sem gols no México, e a vitória em casa pelo placar mínimo.
A vitória tirou a liderança dos mexicanos, e alavancou o Corinthians ao topo do grupo. Na ocasião o Cruz Azul apareciam com sete pontos, e o Corinthians com cinco.
O adversário foi o que mais impôs dificuldades ao Timão naquela fase de grupos. No México, em jogo difícil, o Corinthians segurou o empate sem gols. No returno, Danilo fez o gol que garantiu a vitória corinthiana, 1×0. Certo que o primeiro confronto na Libertadores daquele ano, o empate contra o Deportivo Táchira foi um jogo duro, mas o Cruz Azul foi a equipe adversária que mais demonstrou qualidade ao longo da fase de grupos.
Naquele ano, o Timão se classificaria em primeiro do seu grupo, seguido pelo próprio Cruz Azul. Após a classificação para o mata-mata, o Coringão enfrentaria ainda o Emelec-EQU, Vasco, Santos, e o Boca Jrs-ARG para se sagrar campeão (invicto).
Leia também: Meia do Corinthians tem casa assaltada