O jogo de hoje a noite na Neo Química Arena, às 22h, contra o Ituano terá peso dois para o zagueiro Raul Gustavo. Isso porque além de ser a primeira partida de Raul com a camisa do Corinthians na Casa do Povo, esse será também o retorno do jogador ao local onde estava minutos antes de saber do falecimento de sua irmã em julho passado.
Assim como Chico Xavier, Raul Gustavo é oriundo de Pedro Leopoldo, cidade do interior de Minas Gerais próxima à Belo Horizonte. E foi nessa região que Fabíola Cristina, de 25 anos, irmã do zagueiro, perdeu a vida em um acidente enquanto voltava da própria festa de despedida. A jovem iria morar em Portugal.
Ao mesmo tempo em que a fatalidade acontecia, Raul estava em campo pelo Inter de Limeira. Curiosamente o jogo também foi realizado na Neo Química Arena. Mesmo palco da partida deste domingo contra o Ituano, onde provavelmente o jogador atuará pela primeira vez com a camisa do Corinthians.
Raul e Fabíola eram irmãos por parte de mãe e tinham uma relação muito próxima. Com diferença de apenas quatro anos entre os dois, o zagueiro via na figura da irmã uma confidente. Sendo assim, o jogador sentiu muito quando teve ciência do fato, ainda no ônibus do Inter, logo após vitória conquistada sobre o Oeste naquele dia.
Desde de então, em todos os jogos em que participa, Raul Gustavo leva consigo uma camisa com a foto de Fabíola como forma de homenagear a irmã. Dessa forma, hoje não será diferente.
O zagueiro
Raul Gustavo começou sua carreia nas categorias de base do Atlético-MG como lateral-esquerdo. Seguiu assim até chegar ao Sub-20 do Serranense-MG, onde conseguiu se destacar. E após um único jogo atuando bem na zaga, Raul foi para a Croácia jogar de zagueiro.
Depois que Danilo Avelar lesionou o joelho direito em outubro passado, o então técnico do Corinthians, Dyego Coelho, foi em busca de um zagueiro canhoto. Dessa forma, Raul que ainda não estava em definitivo no Locomotiv, veio para o Corinthians e após três treinos fechou contrato com o Timão.
Em função de um gancho de dez partidas aplicado como punição por conta de um soco desferido contra o goleiro Hugo Souza, do Flamengo, em briga generalizada na semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2019, Raul precisou aguardar até poder ser relacionado.
Agora, com o calendário apertado em função das adaptações feitas por causa da paralisação devido ao agravo da pandemia de Covid-19 no Brasil, o zagueiro deverá ter mais oportunidade no time de Mancini. Raul foi titular na vitória por um a zero sobre o Guaraní e provavelmente será titular no jogo de hoje contra o Ituano.
O zagueiro tem contrato com o Corinthians até 31 de dezembro de 2024.
Leia também: Otero mostrou vontade de permanecer no Corinthians