Após se classificar para as quartas de final da Copa Sul-Americana, o Corinthians voltou as suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Coritiba, na Neo Química Arena, no próximo domingo (13).
Afim de subir na tabela e sair da parte de baixo do Campeonato, o Timão terá a difícil missão de derrotar o Coxa antes de sua decisão, pela Copa do Brasil, contra o São Paulo.
Corinthians x Coritiba: olho no adversário
Em confronto válido pela 19° rodada do Brasileirão, o Corinthians busca uma vitória em casa contra uma das equipes presentes no Z-4. Após péssimo início em 2023, o Coxa vem tentando retomar sua boa forma na liga nacional, afim de evitar mais um rebaixamento em sua história. Para isso, alguns componentes podem ajudar os curitibanos e preocupar os corinthianos.
• Thiago Kosloski
Após a goleada sofrida para o Grêmio, por 5 a 1, também pelo Campeonato Brasileiro, o Coritiba demitiu Antônio Carlos Zago e apostou no técnico interino Thiago Kosloski. O jovem comandante, de apenas 44 anos, seria efetivado logo depois. Com três vitórias, um empate e duas derrotas, o treinador tirou a equipe da lanterna do campeonato, além de trazer motivação aos atletas curitibanos.
Apesar disso, o treinador não irá estar presente no confronto no banco de reservas devido a expulsão no último confronto diante do Bragantino.
• Mudança de sistema de jogo
Com Zago, o Coritiba geralmente jogava com três zagueiros, algo que não vinha dando certo – vide a posição em que a equipe foi deixada. Com isso, Kosloski mudou o sistema de jogo do time, padronizando um 4-1-4-1, o que rapidamente foi entendido pelos jogadores, tanto na teoria, como, principalmente, na prática.
• Principais jogadores
Com uma diferença de apenas quatro pontos em relação ao primeiro clube fora da zona de rebaixamento, os curitibanos devem muito á Robson, Bruno Gomes e Marcelino Moreno. O primeiro deles é artilheiro da equipe no Brasileirão, com cinco gols feitos, enquanto os outros dois vêm ajudando com assistências, passes e/ou desarmes.
Duelo decisivo
Tendo em vista as informações acima, o Coxa deve ir com tudo o que tem de melhor contra o Corinthians, na Neo Química Arena. De outra forma, os comandados de Vanderlei Luxemburgo não têm certeza de titularidade garantida, já que o Corinthians deve mandar á campo uma equipe mista, pensando no São Paulo, pela Copa do Brasil.