Após mudança nos protocolos dentro do departamento médico, o Corinthians melhorou e registrou uma queda brusca no número de lesionados. Trazendo como comparação o ano de 2022, com Vítor Pereira, o Timão conta com quase 31 atletas recuperados.
O antigo técnico e sua comissão pregavam muita intensidade em suas ideias de jogo. Por isso, as lesões eram consequência desse estilo implementado pelos mesmos. Com Luxa trabalhando em conjunto com o DM, a mudança é notória.
Corinthians tem enorme queda no número de lesões
Após a saída do antigo comandante, o Corinthians contou com diversos treinadores, mas, ao mesmo tempo, com um ajuste padrão nos protocolos de controle físico dos atletas.
Enquanto com Vítor Pereira o Corinthians pregava muita intensidade, sem descanso ou controle de carga ajustado, com os treinadores seguintes e, principalmente Luxemburgo, esse padrão mudou.
Com base nos números de lesões expostos pelo próprio clube, o alvinegro foi de 38 lesionados em 2022, para apenas sete em 2023. Comparando os jogos, por exemplo, no ano anterior, VP comandou o clube em 72 partidas, entre Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores. Já na atual temporada, caso chegue nas finais de Copa que disputa, o Timão faria 76 jogos, com uma grande diferença no número de atletas indisponíveis.
Atualmente, os médicos do Corinthians tratam apenas Paulinho, volante que teve um ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Matías Rojas, que possui um considerável histórico de lesões na carreira, está em transição do departamento médico para o campo, e pode ser mais um a estar disponível para os próximos compromissos do alvinegro.
Vale ressaltar que Bruno Mazziotti, atual chefe do departamento citado, voltou ao Corinthians em julho de 2022, ainda com a comissão anterior, afim de inspecionar e fazer uma espécie de consultoria. Hoje, efetivado, o fisioterapeuta demonstra na prática a evolução dos atletas após a mudança de planejamento.
Investimento em melhorias
Para a atual temporada, e sob supervisão de Bruno Mazziotti, o Corinthians investiu em tecnologias que oferecem um monitoramento do nível dos atletas, fazendo assim com que todos os setores se comuniquem, desde o coordenador da preparação física, Antonio Mello, até o preparador físico, Daniel Félix.
Com todas essas questões bem alinhadas entre todas as partes, a execução dos treinamentos fica padronizada, afim de evitar mais lesões.
Atletas lesionados em 2023
Entre os nomes de jogadores lesionados, estão Maycon (lesão de grau 1 na coxa direita), Cantillo (lesão de grau 2 no posterior da coxa direita), Rafael Ramos (lesão muscular), Caetano (lesão na coxa), Cantillo (lesão na parte anterior da coxa direita), Fagner (desconforto na coxa direita) e Renato Augusto (contratura muscular na panturrilha esquerda).
O camisa 8, inclusive, foi o último lesionado no Corinthians, o que traz praticamente dois meses sem intercorrências musculares.
Possíveis retornos para a próxima partida
Com a mudança de planejamento no Núcleo de Saúde e Performance em 2023, o Corinthians pode contar com a rápida recuperação de atletas. Renato Augusto e Gabriel Moscardo, por exemplo, estão prestes á voltar. Vale ressaltar que, diferente do meia, o volante passou por cirurgia de apêndice. Ambos podem estar entre os relacionados para o duelo contra o Coritiba, no próximo domingo (13), pelo Campeonato Brasileiro.