Após a derrota do Corinthians para o Independiente Del Valle pela Libertadores 2023, o treinador Vanderlei Luxemburgo tentou buscar explicações e visões para o futuro do Timão após eliminação no torneio sul-americano.
O comandante alvinegro também análisou a partida como um todo vendo uma evolução do alvinegro ao longo de seu trabalho.
Luxemburgo fala sobre futuro positivo no Corinthians após eliminação na Libertadores
Ao analisar a partida, Vanderlei disse que após a entrada de Roni na segunda etapa a situação melhorou perante ao que vinha acontecendo nos 45 minutos iniciais.
“A gente tem uma linha de não enaltecer o adversário. Eles jogaram com um atacante só, preencheram campo, e nós não encaixamos a marcação, deixamos espaço. Observei antes do jogo que fariam isso, mas teríamos encaixe, mas hoje o adversário foi suoperior. No segundo tempo, coloquei o Roni, preenchemos o meio e conseguimos um gol que foi anulado, depois sofremos o terceiro.”
Luxemburgo fez questão de pedir paciência ao torcedor alvinegro e pregou foco total no confronto deste final de semana diante do Cuiabá.
“Dentro do jogo, quando fizeram 3 a 0, ficou difícil tirar o prejuízo hoje, ali era pensar no Cuiabá. Se a gente tivesse feito um gol, era diferente. Mas eles fizeram o terceiro e com domínio. Temos um jogo em casa e agora é pedir ao torcedor para que tenha paciência. Ele quer ver o time ganhar, mas vamos chegar em cima, um jogo que exige uma concentração maior, um desgaste de viagem. Vamos pensar na vitória, tentar respirar e sair da zona da confusão.”
Timão evoluindo segundo Luxemburgo
Apesar da eliminação, o professor enxerga que o Corinthians vem em um processo crescente de evolução desde a sua chegada no clube.
“Estou satisfeito com o grupo, que tem dado resposta, está querendo. Você vem com diversas frentes para trabalhar, vai equilibrando, tem um desgaste físico, emocional, mental. Quando você está muito atrás com o Corinthians, a cobrança é grande, o desgaste é grande. Tenho que falar que não existe esmorecimento, jogador contra jogador, nada disso. Tem um crescimento. Demos uma resposta na Copa do Brasil. Colocamoss emocional, atitude, qualidade. Mas como há desgaste de jogo para jogo, é difícil. A torcida vai cobrar, é assim. Não é uma analise dos 3 a 0, é uma analise do que estamos fazendo. Fizemos bons jogos, outros não fomos bem. Mas é colocar o processo em prática. Agora serão dez dias para trabalhar parte fisica, técnica e tática para preparar a equipe para jogar esse jogo de futebol.”