O Corinthians foi eliminado da Copa Sul-Americana 2023 para o Fortaleza e praticamente deu encerramento a qualquer objetivo grandioso que poderia ter na temporada.
Com isso em mente, a Identidade Corinthiana produziu um material completo de como foi o ano 2023 e projetando o 2024 do Timão.
Escolhas ruins e erros na beira do campo definem ano ruim do Corinthians
O ano do Corinthians se iniciou com Fernando Lázaro em seu primeiro trabalho como treinador na carreira, fazendo um trabalho mediano, mas não suportando a pressão e sendo “rebaixado” de cargo para voltar a ser analista de desempenho.
Após isso, um mar de polêmicas rodeou o Timão na contratação do técnico Cuca, envolvido em diversos problemas extracampo que envolviam o nome do treinador e que dividiram a Fiel Torcida em dois grupos.
Durando apenas dois jogos, a passagem de Cuca foi suficiente para causar estragos que perduraram por algum período, após sua saída, Danilo assumiu o alvinegro interinamente por um jogo em clássico diante do Palmeiras.
No turbilhão de emoções, Luxemburgo foi contratado e teve um início complicado ficando uma grande sequência de jogos sem vencer, mas seguiu seu trabalho e teve bons momentos em resultados, sustentando uma sequência de jogos invicto em certo momento da temporada.
Porém, as declarações nas entrevistas coletivas e algumas decisões tomadas em campo nas semifinais diante do São Paulo na Copa do Brasil minaram Vanderlei Luxemburgo, terminando na demissão do treinador e a chegada de Mano Menezes para o Timão.
Início e fim de ciclos no Timão
Na atual temporada para além dos treinadores, o Corinthians passou por uma grande transformação dentro das quatro linhas onde diversos jogadores chegaram, subiram das categorias de base e acabaram saindo do Timão.
Ao todo do final do ano passado e durante essa temporada o Corinthians teve 17 saídas de jogadores do elenco, entre eles o artilheiro do time na temporada Róger Guedes e os jovens Murillo, Robert Renan e Adson, que tinham sua importância e geravam grande expectativa na torcida.
Confira lista abaixo de para onde cada um destes jogadores acabou indo:
- Adson (Nantes)
- Guedes (Al Rayan)
- Murillo (Nottingham Forest)
- Barletta (Ceará)
- Du Queiroz (Zenit)
- Luan (Grêmio)
- Junior Moraes (Sem clube)
- Robert Renan (Zenit)
- Balbuena (Dynamo Moscou)
- Lucas Piton (Vasco)
- Matheus Jesus (V-Varen Nagasaki)
- Everaldo (Final de contrato- América-MG)
- Bambu- (Final de contrato- Vasco)
- João Pedro (Final de contrato- Grêmio)
- Ramiro (Final de contrato- Cruzeiro)
- Matheus Vital (Final de Contrato- Cruzeiro)
- Bruno Mello (Final de contrato- Goiás)
Em total contrapartida a esse movimento de vendas e saídas, apenas cinco atletas foram contratados para o ano de 2023, tendo um deles já até deixado o elenco:
- Romero
- Matheus Bidu
- Barletta (Já saiu)
- Lucas Veríssimo (Empréstimo)
- Matías Rojas
Adeus as antigas e olá para novas caras no Corinthians?
Agora após os grandes objetivos no ano em relação a títulos terem sido perdidos, chegou o momento mais do que nunca de olhar para o futuro.
Olhando para o futuro não tão distante, o Corinthians tem 10 atletas com final de contrato em 31 de dezembro de 2023, ou seja, sem qualquer garantia de continuação para a temporada 2024.
Com isso, uma reformulação tem grande tendência de acontecer com a possibilidade de saída destes nomes:
- Gil
- Bruno Méndez
- Fábio Santos
- Cantillo
- Paulinho (Possível renovação obrigatória por lesão)
- Giuliano
- Maycon
- Ruan Oliveira
- Renato Augusto
- Gustavo Mosquito
Na atual temporada, além dessas possíveis saídas, o Corinthians teve uma grande leva de garotos das categorias de base subindo e alguns deles se destacando na categoria de cima.
Entre garotos que subiram pela primeira vez e foram relacionados ou que se firmaram dentro da categoria profissional, foram 17 atletas ao todo:
- Kauê
- Murillo
- Léo Mana
- Vitor Meer
- João Pedro Tchoca
- Renato
- Moscardo
- Ryan Gustavo
- Breno Bidon
- Pedrinho
- Matheus Araújo
- Biro
- Pedro
- Wesley
- Kayke
- Giovane
- Felipe Augusto