O Corinthians foi até a Vila Belmiro para enfrentar o Santos pelo Paulistão 2023.
Fernando Lázaro fez uma mudança que chamou a atenção, que foi a escalação de Du Queiroz na lateral direita. A informação foi de que Fagner foi poupado pois a comissão está fazendo controle de carga.
Corinthians foi prejudicado pela arbitragem no primeiro tempo
O time da casa começou chegando mais perto do gol de Cássio, principalmente em uma cabeçada de Stiven Mendoza. Aos poucos o alvinegro foi equilibrando o jogo e criando boas jogadas.
Tanto criou que Yuri Alberto foi às redes após receber de Du Queiroz. Em uma interferência errônea do VAR, a questionada árbitra Edina anulou mal o gol que abriria o placar para o Timão. Yuri Alberto não estava passível de impedimento pois a bola não foi para ele, e o encontrão com o adversário não foi faltoso. Erro crasso aos 23 minutos de partida.
Não demorou muito até que o Corinthians novamente fosse às redes novamente, e novamente com o camisa 9. Renato Augusto cruzou para Gil, que desviou e viu Yuri Alberto mandar para o gol. O bandeira erroneamente assinalou impedimento e o VAR demorou mais 3 minutos para concluir que o gol foi legal.
O Santos criou duas chances no final da primeira etapa. Na primeira, Maicon apareceu sozinho após um erro de posicionamento de Gil, mas cabeceou para fora. Na segunda, aos 50 minutos, Lucas Barbosa chutou de fora da área, a bola desviou em Gil e acabou morrendo no fundo da rede de Cássio.
Segundo tempo
Entrando desligado e sem alterações, o Corinthians viu o Santos novamente começar o jogo tentando criar mais chances.
O Timão só foi voltar ao jogo lá perto dos 15 minutos, quando Du Queiroz tentou chegar no ataque. Aos 19, Giuliano recebeu de Yuri Alberto, girou e finalizou, mas a bola para fora. O camisa 9 apareceu com perigo no minuto seguinte, mas quem fez o segundo gol foi Róger Guedes. O camisa 10 chutou após um desvio de Gil numa cobrança de escanteio e fez o 2×1.
Fausto Vera entrou instantes depois, substituindo Roni, e o argentino precisou de pouco tempo para criar perigo ao time da casa. Yuri Alberto apareceu de novo ao pegar uma bola no ataque e chutar para a defesa de João Paulo. A equipe adversária pediu falta de ataque do Corinthians, mas não houve nada além de uma jogada de corpo sem sucesso por parte do defensor santista.
Maycon, Paulinho, Giovane e Balbuena entraram nos lugares de Giuliano, Renato Augusto, Adson e Du Queiroz. Com uma óbvia queda de capacidade criativa, o alvinegro paulista continuou bem no jogo e até chegou perto de ampliar com Róger Guedes. Mas já perto do apito final, Giovane, que vinha jogando bem, errou um passe na defesa e viu Maycon fazer um pênalti completamente bobo. O Santos aproveitou e empatou a partida. O time da casa ainda acertou o travessão de Cássio antes do apito final.
O Timão foi bem na maior parte do jogo, mesmo sofrendo mais finalizações, no entanto viu o crasso erro de arbitragem decidir o placar do jogo. Apesar de muitos alegarem impedimento de Yuri Alberto no lance, é uma falta bastante incomum de ser marcada tanto no Brasil, quanto fora dele. Principalmente pelo fato de que Yuri estava longe da bola no momento do passe e do encontrão com o zagueiro santista.
O Corinthians volta ao campo às 16h do próximo domingo, dia 5 de março, quando recebe o Santo André na Neo Química Arena.