Aviso de Cookies

Competitividade e calendário brasileiro podem atrapalhar Igor Coronado no Corinthians?

Daniel Soares

Igor-Coronado-Corinthians

Um dos principais reforços do Corinthians para a temporada, Igor Coronado teve uma lesão muscular constatada e vai desfalcar o Timão por tempo indeterminado. O meia se lesionou na partida contra o Santo André que aconteceu no último sábado na Neo Química Arena, onde atuou por apenas 15 minutos.

Coronado chegou ao Corinthians após rescindir seu contrato com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, sendo assim, sem custos de transferências, porém tendo um custo mensal de aproximadamente R$ 2 milhões entre salários, luvas, comissões e outros valores envolvidos na operação para contratá-lo, segundo o diretor financeiro do clube, Rozallah Santoro.

CORONADO ESTÁ ATUANDO NO FUTEBOL BRASILEIRA PELA PRIMEIRA VEZ NA CARREIRA

Com 31 anos, Coronado está atuando no Brasil pela primeira vez em sua carreira. Com sua base feita na Inglaterra e passando a carreira na Europa e Oriente Médio, o brasileiro nunca atuou onde nasceu. Dessa maneira, longe dos primeiros escalões do alto nível do futebol.

Levantando muitas dúvidas na Fiel Torcida com sua lesão, o fato é, que Coronado em toda sua carreira nunca viveu a intensidade, ritmo de jogo, rotinas, treinos e calendários do futebol brasileiro, e isso pode afetar o começo de trajetória do meia no Coringão.

Igor Coronado Corinthians 2
Foto: Tullio M. Puglia/Getty Images

Igor Coronado fez sua base no futebol inglês, sendo revelado pelo MK Dons em 2010, porém o meia não jogou profissionalmente pelo clube e antes de estrear no profissional, passou por outro time inglês o Banbury United, onde também não entrou em campo.

O meia começou sua carreira dentro das quatros linhas apenas em 2012, quando entrou em campo pelo Floriana, de Malta. Pelo clube ele atuou em duas temporadas, somando 67 jogos 35 gols e 12 assistências.

Após boas temporadas, Coronado se transferiu para o futebol italiano, porém não para jogar na Série A, elite do futebol por lá, e sim para o Trapani onde também se destacou, em quatro anos foram 78 jogos, somando 34 participações em gols.

Dando um salto em sua carreira, mas ainda fora das principais ligas, Coronado defendeu as cores do Palermo, equipe de tradição na Itália, mas na 2ª divisão na temporada 2017/2018, o brasileiro fez 43 jogos e marcou nove gols, além de contribuir com 11 assistências.

Camisa 10 da equipe e se destacando, Coroando recebeu a primeira proposta do Oriente Médio para deixar o clube italiano e atuar nos Emirados Árabes.

Igor Coronado Corinthians 3
Foto: Yasser Bakhsh/Getty Images

Defendendo as cores do Al Sharjah, Igor Coronado era um dos principais jogadores do plantel, em duas temporadas somou 86 jogos e 50 gols marcados, além de 33 assistências. Com números incríveis, por lá, foi onde o jogador teve sua primeira e única lesão na carreira até chegar ao Corinthians, ficando fora de ação por dois meses.

Em 2021, o brasileiro recebeu uma grande proposta para se transferir para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, indo para um dos maiores clubes do continente, ele chegou com grande status, salário alto e muita responsabilidade técnica.

Dentro de campo, Coronado era um dos principais jogadores do elenco, ele teve 75 jogos em duas temporadas e 16 gols marcados além das 32 assistências. Com o clube passando por mudanças e chegadas de grandes jogadores como Fabinho, Benzema e Kanté, o brasileiro viu a hora de rumar novos ares, sendo assim, deixando o time saudita como ídolo.

Chegando ao Corinthians, Coronado pela primeira vez tem a oportunidade de jogar no Brasil. Em um ritmo totalmente diferente, o meia terá que se adaptar ao calendário e rotina do futebol brasileiro. Pelo fato de nunca ter jogado em competições de alto nível e com tantos jogos numa temporada, o camisa 77 do Timão terá uma mudança em sua carreira e isso pode custar o seu físico, como essa lesão muscular que aconteceu.

O ano qual Coronado mais atuou foi na temporada 2017/18, quando defendia o Palermo, ele entrou em campo por 43 oportunidades, sendo titular em 40 jogos. Em 2022, o Corinthians jogou 73 jogos, 30 jogos de diferença do jogador para o clube, certamente nenhum jogador entrou em campo em todas as ocasiões, porém a baixa frequência em campo de Igor e em ligas inferiores pode fazer com que sinta o nível do Brasil e de começo não se consiga mostrar seu melhor futebol no Timão.