Aviso de Cookies

Copinha: dos últimos artilheiros, poucos permaneceram no Corinthians

Caíque Guirao

copinha-dos-ultimos-artilheiros-poucos-permaneceram-no-corinthians

Maior vencedor da Copinha, o Corinthians não conquista o torneio desde 2017. Mas há outros fatores que chamam atenção na base alvinegra.

Dentre todos os maiores goleadores da equipe na tradicional competição, apenas um ainda está no clube.

Apesar do destaque na Copinha, poucos jogadores chegaram ao profissional

O Timão não tem costume de ter atletas que terminem os campeonatos como os maiores artilheiros, mas de vez em quando surgem alguns atletas que se destacam. Alguns deles chegaram à equipe profissional, enquanto a maioria só atuou pela base.

Foram vários os motivos que fizeram com que poucos atletas tivessem oportunidades no time de cima.

Confira aonde está cada jogador que se destacou no torneio de base

Carlinhos: com 11 gols em 2017, o atacante foi o artilheiro da edição daquele ano. O jovem teve apenas duas oportunidades na equipe profissional e, por algum motivo, não foi mais aproveitado. Atualmente ele joga pelo Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro.

Ramonzinho: o atacante anotou 3 gols pelo Timão na edição de 2018. Indo para o Botafogo após deixar o Parque São Jorge, o garoto faleceu aos 21 anos em decorrência de uma insuficiência renal, no ano de 2020.

Nathan Palafoz: os 8 gols do atacante contribuíram para o Corinthians chegar à semifinal de 2019. Ele chegou a anotar 50 gols, em 106 partidas pela equipe de base, mas nunca teve chances no profissional. Atualmente ele joga pelo FC Oliveira do Hospital, da 3ª divisão portuguesa.

Em 2020, o Corinthians teve 5 jogadores que marcaram 2 gols cada. O time novamente chegou à semifinal da Copinha, mas caiu diante do Internacional. Hugo Sandoval, atacante, está no 3 de Febrero, da 2ª divisão do Paraguai. Daniel Marcos, lateral que atua em várias posições, está emprestado ao Ferroviário e retorna no próximo dia 31 de dezembro. Ronald, zagueiro, pertence ao Maringá mas está emprestado ao Ypiranga/RS. Xavier, volante que chegou a disputar diversas partidas no profissional, hoje encontra-se no Avaí. Por fim, Ruan Oliveira está no Corinthians mas não está nos planos da atual comissão técnica. Seu contrato foi estendido para que se trate de uma nova lesão no joelho.

Por conta da pandemia de Covid-19, não houve Copa São Paulo em 2021.

Giovane foi o nome de destaque do Timãozinho na Copinha de 2022. Ele anotou apenas 3 gols, mas mostrou potencial para ajudar o time profissional. Ganhou chances com Vítor Pereira e foi importantes em partidas como uma vitória diante do Atlético/MG no Brasileirão 2022, e a classificação contra o Boca Juniors, na Libertadores também de 2022. Recentemente o atacante fez um gol na virada sobre o Vasco, no Brasileirão 2023.

copinha-dos-ultimos-artilheiros-poucos-permaneceram-no-corinthians
Felipe Augusto se destacou na Copinha de 2023, mas não repetiu o mesmo sucesso na equipe profissional. Foto: Rodrigo Coca / Ag Corinthians

O principal nome do Corinthians em 2023, foi Felipe Augusto. Com 4 gols no tornio de base, em apenas 5 jogos, o atacante ganhou a atenção da comissão técnica do time de cima. Ele ganhou algumas oportunidades, mas foi vendido ao Cercle Brugge, da Bélgica, nesse final de ano.