Aviso de Cookies

Títulos do Corinthians

Quantos e quais são os títulos do Corinthians? Saiba tudo!

Um clube tão grande quanto o Corinthians construiu sua caminhada com grandes títulos ao longo de sua história. Como se já não bastasse sua enorme torcida, o Timão tem uma sala de troféus recheada de taças importantes. Hoje vamos falar dos canecos mais relevantes conquistados pelo gigante paulista.

Títulos do Corinthians –  Saiba quantos e quais são

Elenco do Corinthians comemorando mais um título
FOTO: RODRIGO GAZZANEL / AGENCIA CORINTHIANS

São inúmeros títulos conquistados, mas alguns têm um peso especial, como a Libertadores de 2012, o Mundial de Clubes de 2012, o Campeonato Paulista de 1977, o heptacampeonato brasileiro de 2017 e tantos outros que vamos citar nesse artigo.

No total são 55 títulos oficiais, contando Libertadores, Copa do Brasil, Paulistão, Brasileirão, Rio-São Paulo, entre outros campeonatos extintos ou de menor expressão. Pensando em divisões de base do Corinthians, temos também vários títulos, os principais são os 10 canecos da Copa São Paulo de Futebol Jr, a maior competição de base do país.

Quando falamos dos principais títulos do Time do Povo, temos orgulho e estufamos o peito para dizer a contagem de cada grande campeonato: são 7 títulos de Brasileirão, 3 canecos de Copa do Brasil, 30 Campeonatos Paulista, 2 Mundiais de Clubes da FIFA e 1 Libertadores.

Qual foi o primeiro título do Corinthians?

Foi no dia 08 de Novembro de 1914 que o Corinthians conquistou seu primeiro título da história. Foi um Campeonato Paulista conquistado em um jogo contra o time do Campos Elyseos, o Timão venceu o jogo por 4×0 e levantou a taça do Paulistão. O alvinegro venceu os 10 jogos do torneio e assegurou o título com uma rodada de vantagem.

Na última rodada, já campeão do torneio, o Corinthians venceu o Lusitano pelo placar de 3×0. O artilheiro do torneio foi o atacante corintiano, Neco, que fez 12 gols no total.

O maior título da história do Corinthians – A Taça Libertadores da América

O título da Libertadores de 2012, com toda a certeza é o maior da história do clube, mesmo os mundiais conquistados não são páreos para a conquista continental. Foi no dia 04 de Julho de 2012 que o Corinthians conquistou a América do Sul, em uma final em dois jogos contra o Boca Juniors. O primeiro jogo em Buenos Aires (ARG), terminou empatado em 1×1.

O Corinthians fez um primeiro jogo duro mas acabou sofrendo o gol aos 72 do segundo tempo. Roncaglia, o lateral direito argentino, agitou a Argentina e deu esperança aos Xeneizes. Porém, o Time do Povo não se rendeu e empatou o jogo aos 84 minutos, gol do jovem atacante Romarinho.

O jogo de volta foi disputado no Pacaembu, e foi mais um jogo pegado. Com 40 mil torcedores apoiando o Timão, aos 8 minutos do segundo tempo, Emerson Sheik explodiu a Fiel Torcida com um gol depois da assistência de Danilo. Aos 27 minutos do segundo tempo, Emerson Sheik cravou mais um e decretou de vez o histórico título.

Depois de tantos jogos importantes entre Corinthians e Boca Juniors, para nós e para os Argentinos, a partida pode ser até considerada um clássico continental.

Último título do Corinthians e seus números

Título do Corinthians Paulistão
FOTO: RODRIGO GAZZANEL / AGENCIA CORINTHIANS

O último caneco levantado pelo Corinthians foi o Campeonato Paulista de 2019. O comandante da vez era Fábio Carille, que mesmo com o elenco desacreditado e considerado 4ª força no futebol paulista, demonstrou futebol de gente grande e no final foi coroado com a taça.

Começando o campeonato no grupo C, ao lado de Mirassol, Ferroviária e Bragantino, o Corinthians passou de fase em primeiro lugar com 27 pontos e em 4° lugar geral do torneio. Na fase seguinte, o Timão enfrentou a Ferroviária e empatou os dois jogos por 1×1. Nos pênaltis, o Time do Povo se classificou pelo placar de 3×2.

Nas semis, o Corinthians venceu o time do Santos por 2×1, na Neo Química Arena. Na Vila Belmiro acabou perdendo pelo placar mínimo e mais uma vez foi disputar a vaga nos pênaltis, conseguindo assim a classificação.

A final foi contra o time do São Paulo, com um jogo apertado no Morumbi, onde nenhum dos dois times conseguiu tirar o 0 do placar e tudo ficou para ser decidido na Arena Corinthians.

No segundo jogo da final, Danilo Avelar e Vagner Love cravaram e deram o final feliz para a Fiel Torcida, o jogo terminou em 2×1 e o Corinthians levantou a taça do Paulistão. De time desacreditado para campeão: é uma trama recorrente na história corintiana! Assim foi o enredo do último título do Corinthians até o presente momento.

Sem títulos desde 2019, a nação corintiana anseia por mais uma taça. O fato é que o Corinthians tem uma sala de troféus recheada de grandes taças e temos certeza que quando menos esperarmos mais um título vai pintar no Parque São Jorge.