O adversário do Corinthians na estreia da Libertadores de 2023 é inédito. O Liverpool, do Uruguai, e o Timão nunca se enfrentaram na história do futebol.
E apesar do confronto inédito que acontece na próxima semana, o clube alvinegro tem um retrospecto bastante antigo com clubes uruguaios. A Identidade Corinthiana traz um balanço completo sobre o assunto e mostra tudo para você torcedor.
Retrospecto do Corinthians contra clubes uruguaios
O Corinthians mantém um retrospecto antigo e bem extenso contra clubes uruguaios, e larga uma ampla vantagem nos partidas apesar do peso do Uruguai na história do futebol mundial.
Em primeiro lugar, o Timão já enfrentou nove clubes uruguaios, além de dois combinados do país vizinho e da própria Celeste Olímpica. Ao total, foram 35 jogos, com 15 vitórias do Corinthians, 13 empates e 7 derrotas, com 59 gols a favor e 41 contra.
No balanço total, foram 11 equipes diferentes: o Bela Vista-URU, Cerro, Danúbio, Fênix, Montevideo Wanderers, Nacional, Penãrol, Penãrol Universitário, Racing e Combinado Miramar e Uruguaio.
Veja todos os confrontos e resultados abaixo:
- Corinthians x Bela Vista-URU: (2 jogos, 1 empate, 5 gols do Timão)
- Corinthians x Cerro-URU: (2 jogos, 1 vitória do Timão, com 3 gols marcados)
- Corinthians x Danúbio-URU: (3 jogos, 2 vitórias do Corinthians com 8 gols, 1 empate)
- Corinthians x Fênix-URU: (2 vitórias do Timão e 8 gols marcados)
- Corinthians x Montevideo Wanderers-URU: (2 jogos, com 2 vitórias do Timão e 4 gols marcados)
- Corinthians x Nacional-URU: (10 jogos, 1 vitória do Timão e 9 gols marcados)
- Corinthians x Penãrol-URU: (9 jogos, 3 vitórias do Timão e 12 gols marcados)
- Corinthians x Penãrol Universitário: (1 jogo, 1 vitória do Penãrol Universitário, 1 gol do Timão)
- Corinthians x Racing-URU: (2 jogos, 2 vitórias do Timão e 4 gols marcado)
- Corinthians x Combinado Miramar: (1 jogo, 1 empate e 1 gol do Timão)
- Corinthians x Combinado Uruguaio: (1 jogo, 1 vitória do Timão e com 4 gols marcados)
Primeira vitória fora do Brasil do Timão foi contra o Combinado Uruguaio
No dia 30 de junho de 1951, o Corinthians realizou a sua primeira partida fora do Brasil. O duelo, inclusive, marcou uma espécie de ‘vingança’ pelo Maracanazo, quando a Seleção Celeste, em 1950, virava pra cima do Brasil em pleno Maracanã, e conquistava a taça Jules Rimet.
Prestes a completar um ano do episódio, o Corinthians foi até Montevidéu para enfrentar o Combinado Uruguaio, e venceu por 4 a 1, com o melhor elenco da história do alvinegro.
Em pleno Estádio Centenário, Baltazar abriu o placar aos 17 minutos. O Cabecinha de Ouro ampliou aos 24. Aos 37, Luizinho, o Pequeno Polegar, marcou o terceiro gol alvinegro. Attilio Garcia descontou para os uruguaios aos 18 do segundo tempo, Nelsinho aos 25 decretou a vitória corinthiana em Montevidéu naquele ano.
Onde Assistir o Corinthians na Libertadores?
O jogo entre Liverpool-URU x Corinthians acontece na próxima quinta-feira (6), às 19h (Brasília), e será transmitido apenas via Paramount +.
Fernando Lázaro deve levar a campo para enfrentar a equipe uruguaia a seguinte equipe:
Cássio; Fagner, Caetano, Gil, Fábio Santos; Roni, Fausto Vera (Adson), Giuliano, Renato Augusto; Róger Guedes e Yuri Alberto.