Nesta terça-feira, o Corinthians eliminou o Boca Juniors nos pênaltis, na Bombonera, e se classificou para as quartas de final da Libertadores. O duelo terminou 0 a 0 no tempo regulamentar e 6 a 5 nos pênaltis. Cássio foi decisivo e defendeu duas penalidades.
Em uma eventual decisão por penalidades, Cássio igualou o recorde do ex-goleiro e ídolo do Corinthians, Ronaldo Giovanelli. Bem como, soma 24 defesas em cobranças de penalidades ao longo do período em que defendeu o gol do Timão, entre 1988 e 1998.
Em segundo lugar no quesito, Cássio aparece com 22 defesas em pênaltis entre 2012 e 2022 e, portanto, está a apenas duas defesas de igualar a marca do ex-arqueiro.
A princípio, desde que chegou ao Timão, em 2012, Cássio esteve presente em 14 disputas de penalidades que a equipe disputou, inclusive com a vitória de hoje. Nestes duelos, o Corinthians triunfou 11 vezes e foi derrotado em quatro, o que representa 69% de aproveitamento com o Gigante no gol.
A única vez em que Cássio não esteve presente em uma disputa foi em 2013, diante do Grêmio, nas quartas de final da Copa do Brasil, onde Walter substituiu o arqueiro.
Além disso, o goleiro corinthiano defendeu penalidades em mais da metade dos confrontos que teve. O retrospecto se torna melhor ainda nas últimas disputas. Dos últimos oito embates em penalidades, Cássio defendeu cobranças em seis, e o Corinthians levou a melhor em sete.
Ademais, Veja mais notícias do Timão
+ Com mudanças no valor de mercado, Vital e Ramiro retornam ao Corinthians; veja os números
+ Próximo jogo
Cássio Heróico
Por fim, com a vitória desta terça-feira nas penalidades, sendo a primeira vez de Cássio no gol corinthiano em um embate pela Libertadores. Tirando as disputas da Recopa Sul-Americana e do Mundial de Clubes, o Gigante já disputou pênaltis pelo Corinthians em decisões pelo Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.