Corinthians começa a busca pelo tetra da Copa do Brasil

Identidade Corinthiana

O Corinthians está prestes a iniciar a sua luta pelo Tetra da Copa Continental do Brasil. A equipe de Parque São Jorge inicia a sua epopeia hoje (28), na Neo Química Arena contra o América-MG.

corinthians copa do brasil identidade corinthiana idcsccp ronaldo fenomeno 2009
Com Dentinho e Ronaldo o tri veio em 2009 (Foto Daniel Augusto Jr./ Ag. Corinthians)

Embora o ano seja irregular, a história do Corinthians na competição é gloriosa. Além dos três títulos em 1995, 2002 e 2009, o Alvinego ainda foi vice em 2001 para o Grêmio, 2008 para o Sport Recife e 2018 para o Cruzeiro.

Em 1995, derrubou o Grêmio de Felipão

O primeiro título, transmitido de forma exclusiva pelo SBT, veio dentro do Estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS. A conquista foi invicta contra o Grêmio de Jardel, Arce, Goiano e Paulo Nunes, que tinha Luiz felipe Scolari como técnico.

No caminho, outras equipes tradicionais como o Vasco da Gama do Tetracampeão da Copa 1994 Ricardo Rocha, com acachapantes 1 x 0 em São Paulo e 5 x 0 no Pacaembu num show de Elivelton e Viola. Antes do Vasco, o Paraná Clube, na época, sensação da Série A, também ficou pra trás na campanha do primeiro título. Era o primeiro time paulista a vencer o torneio.

O bi em 2002 diante da surpresa Brasiliense

Em 2002, o segundo caneco. Num ano mágico, com Carlos Alberto Parreira armando um esquema tático extremamente belo na forma de jogar, o Corinthians cruzou com velhos conhecidos na campanha, como o Cruzeiro de Sorín, o São Paulo de França e Kaká ,mas ainda assim o Corinthians avançou.

Na Final, uma imensa surpresa: o emergente Brasiliense, do Distrito Federal, que eliminou vários gigantes. O “Jacaré” de Brasília fez uma ótima Final, mas sucumbiu ao perder para o Poderoso Timão por 2 x 1 no Morumbi e o empate em 1×1 no Distrito Federal. Era o bicampeonato, três dias depois do titulo do Rio São Paulo contra o São Paulo.

2009 e o tri Fenomenal

Para fechar, 2009 com Ronaldo Fenômeno e cia. Após o Vice de 2008, Mano Menezes comanda uma campanha gigante, passando por diversos campeões estaduais daquele ano: como o Itumbiara (Campeão Goiano), o Atlético Paranaense (ainda sem H e Campeão Paranaense), o Fluminense (Campeão Carioca), além do gigante Vasco, na Semi, que seria Campeão da Série B no mesmo ano.

Na Final, mais um Campeão Estadual de 2009: o Internacional de Tite. Com 2×0 no Pacaembu e 2×2 no Beira-Rio, o Corinthians era Tricampeão de um torneio que a Fiel já está com saudades de vencer. Quarta-Feira começa de novo. Será que vem o Tetra com Mancini ? Mancini, que a propósito, foi Campeão da Copa do Brasil 2005 com o surpreendente Paulista de Jundiaí.

https://www.youtube.com/watch?v=mt85VyFhrWg

Deixe um comentário