Dia 23 de Abril é comemorado o Dia de São Jorge. O Padroeiro do Corinthians, porém, terá a sua data celebrada de uma forma diferente.
Com a Pandemia do COVID-19, as celebrações e missas se esvaziaram em todo o país (e também na Sede Social do Timão) por conta das aglomerações. Mas o Santo Guerreiro não ficou sem ser lembrado. Nas Redes Sociais, torcedores lotam as postagens com fotos, trechos de músicas alusivas e orações.
O início da devoção da Fiel
O Corinthians adotou o São Jorge como Padroeiro em 1926 quando o então Presidente Ernesto Cassano compra o terreno na região margeando o Rio Tietê, para a sua nova sede. Essa fazenda do terreno pertencia a dois primos sírios: Nagib Salem e Adib Abdalla. O nome do terreno? Fazenda São Jorge, afinal o Santo é muito popular nestes países do Leste Europeu. E uma parte da Ásia, inclusive a Síria, país dos antigos donos do terreno do Parque São Jorge, e a Inglaterra, origem do Timão.
Cassano adquiriu o terreno, montou um santuário acima da Fonte de São Jorge, posteriormente também ganhou uma Capela e a devoção virou imediata. Coincidentemente, após a devoção da Fiel, o Corinthians foi Tricampeão Paulista em 1928, 1929 e 1930 e nunca mais o Dia de São Jorge foi esquecido pela torcida. Porém, a Pandemia mudou os hábitos. Com a impossibilidade de se aglomerar em torno do Padroeiro, a Fiel relembra nas Redes Sociais.
Fotos da camisa grená de 2011 com o Santo na mesma, trechos das canções “Ogum” e “Para São Jorge” de Zeca Pagodinho, trecho do samba-enredo da escola carioca Império da Tijuca 2007 (que tinha o trecho “Quem é Fiel, é da Guerra/É Corinthians na Terra/E Jorge no céu”). Ou até mesmo imagens com velas e oferendas para Jorge da Capadócia, claro, unidas ao símbolo do Corinthians. A devoção ao Santo segue intacta na fé alvinegra.
Por conta da pandemia de Covid-19, a tradicional missa em louvor a São Jorge celebrada na capela do clube acontecerá apenas de forma virtual, às 11h, com transmissão da Corinthians TV. Clique aqui para assistir.
Leia também: Corinthians só empata com o lanterna do campeonato paraguaio