Confira a história dos estádios do Timão
A seguir vamos descobrir a história por trás dos 5 estádios do Corinthians. A identidade Corinthiana separou os melhores acontecimentos, confira:
Estádios do Corinthians – Campo do Lenheiro – 1910
No início, o primeiro estádio da história do Corinthians foi o Campo do Lenheiro, que ficava localizado no bairro Bom Retiro, na Zona Oeste de São Paulo.
No ano da sua fundação, em 1910, o Corinthians não tinha onde treinar e nem onde jogar os jogos, sendo assim, Miguel Bataglia, o primeiro presidente da história do clube, decidiu alugar o estádio, que pertencia a um lenhador da época que usava como fonte de trabalho.
O Campo do Lenheiro era uma espécie de terrão, os jogadores da época jogavam as partidas e iam embora todos sujos de barro para suas casas.
Retrospecto do Corinthians no estádio:
O Timão disputou poucas partidas no estádio, entre os anos 1910 e 1912, veja o histórico:
- 7 jogos;
- 3 vitórias;
- 4 resultados desconhecidos.
Estádio da Ponte Grande – 1918
A princípio, o estádio da Ponte Grande que também estava localizado no Bom Retiro, foi o primeiro que o SCCP teve o prazer de chamar de seu, isso graças ao grande Miguel Bataglia que continuou no clube e em seu 15° mandato, foi o responsável pela criação do projeto.
Como o Corinthians ainda não tinha muitas condições financeiras para construir um local só seu para mandar os seus jogos, o presidente teve a ideia de unir o povo, a torcida Corinthiana e assim construírem o estádio com muito amor e força de vontade.
Porém, é claro que só o amor pelo clube não seria suficiente, o principal ainda estava faltando, o investimento. Sendo assim, o ex-vereador e torcedor do Corinthians Alcântara Machado, conseguiu convencer a Prefeitura de São Paulo a liberar um terreno para o alvinegro.
O terreno na época era conhecido como a chácara da floresta, onde já existia um campinho pequeno, e além do mais, era um local maravilhoso.
Após isso, muitos ainda não acreditavam que o Corinthians poderia ter um estádio só seu e foi aí que os bando de loucos da época se uniram mais ainda.
Até os ídolos do Corinthians da época quiseram ajudar, como os astros: Casemiro, Neco, Amílcar e Gonzáles.
Não deu outra, o Corinthians conseguiu construir a sua primeira casa com a ajuda do povo, por isso, até hoje é chamado de time com povo!
Retrospecto do Corinthians no estádio:
A equipe alvinegra atuou no estádio dos anos 1918 até 1927, veja o histórico:
- 102 jogos;
- 80 vitórias;
- 11 empates;
- 11 derrotas;
- 386 gols pró;
- 115 gols contra;
- título conquistado: 1 Campeonato Paulista (1923).
Parque São Jorge – 1928
No ano de 1923, a equipe preta e branca já havia jogado pela primeira vez no Parque São Jorge diante do Sírio E.C, porém como visitante.
O atual presidente do Corinthians na época, Ernesto Cassano, nunca escondeu a vontade de construir um novo estádio para o seu clube mandar os seus jogos, mesmo ainda tendo a Ponte Grande como casa.
Sendo assim, o presidente decidiu comprar 40 mil metros quadrados do Parque São Jorge, que na verdade era uma fazenda.
Em 1926, uma parte do terreno passa a ser do Corinthians, o grande empecilho mais uma vez seria o dinheiro, a diretoria teria dificuldades na finalização do projeto.
Até que a luz no fim do túnel aparece, é o empresário Alfredo Schurig, fanático pelo Timão. O rapaz bem de vida investe pesado e ajuda a construir a nova casa do Corinthians.
E é claro, os torcedores ajudaram na mão de obra mais uma vez, e em 1928, o estádio é inaugurado, com o nome do empresário, e uma grande festa.
Retrospecto do Corinthians no estádio:
O Corinthians atuou no estádio durante os anos 1928 até 1940, veja o histórico:
- 469 jogos;
- 347 vitórias;
- 60 empates;
- 62 derrotas;
- 1.3332 gols pró;
- 480 sofridos;
- Títulos conquistados: Campeonato Paulista – 1928, 1937, 1938, 1939.
Pacaembu – 1940
Dentre esses 3 estádios do Corinthians que citamos até agora neste artigo, o Pacaembu é um dos mais emblemáticos para os bandos loucos. Ali surgiram grandes ídolos do Corinthians, Carlitos Tevez, Neto, Jô, Marcelinho Carioca, Sócrates, Emerson Sheik..
A princípio, o último da lista foi o responsável por anotar 2 gols na final diante do Boca Juniors na Libertadores de 2012, onde o Timão se sagrou campeão do torneio mais desejado da América do Sul pela primeira vez. Hoje, quase 11 anos depois, a torcida corintiiana lembra de Emerson Sheik com imenso carinho.
Além disso, quando se fala no estádio do Pacaembu, a torcida do Corinthians não se lembra só desse jogo histórico, mas também da festa imensa que rolava no estádio, principalmente em dias de clássico, onde o adversário sentia a pressão dentro do vestiário.
E detalhe, essa pressão dos bandos de loucos vem desde dos anos 1940, a torcida do Corinthians sempre foi apaixonada pelo time e esse foi o principal fator que fez a instituição abandonar o Parque São Jorge, afinal, aquele espaço era pouco para caber os fanáticos pela equipe preta e branca.
Retrospecto do Corinthians no estádio:
O Timão realizou as suas partidas no estádio Paulo Machado de Carvalho entre os anos 1940 até 2014, veja o histórico:
- 1699 jogos;
- 969 vitórias;
- 399 empates;
- 331 derrotas;
- Títulos conquistados: Paulistão (1951, 1954 e 2009) Torneio Rio – São Paulo (1950,1954 e 1966.) Brasileirão ( 2011) Libertadores ( 2012) Recopa (2013).
Neo Química Arena – 2014
Por fim, chegamos no último estádio do Corinthians, a Neo Química Arena, onde o clube manda os seus jogos nos dias atuais.
Apesar do Pacaembu ter sido um estádio onde o Corinthians foi muito vitorioso, e também um um local onde o seu torcedor se sentia em casa, infelizmente, os bandos de loucos eram proibidos de falar ” Na minha casa a gente resolve.”
O Paulo Machado de Carvalho era e é até hoje propriedade do governo, sendo assim, o Corinthians alugava o estádio para mandar os seus jogos.
No ano de 2010, centenário do Timão, toda a sua diretoria se reuniu e abriu um projeto para construir a Arena Corinthians.
Toda a cúpula Corintiana se reuniu e decidiu comprar um terreno em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.
Passaram-se 4 anos e o estádio ficou muito bonito, bem estruturado, com lojas, lanchonetes, arquibancada aproximada do campo, foi tudo muito perfeito.
Até o presidente da FIFA Joseph Blatter ficou encantado com o novo estádio do Corinthians, não deu outra, a Arena Corinthians foi escolhida para sediar a Copa de 2014.
Nesses quase 7 anos de Arena, o Timão fez alguns jogos históricos, o que lhe rendeu mais alguns títulos para a sua imensa galeria.
Importante: Em 2022, o Corinthians fez um acordo de 300 milhões com a Hypera Pharma, esse é o motivo pela casa do alvinegro se chamar Neo Química Arena e não Arena Corinthians como no começo.
Retrospecto do Corinthians no estádio:
Para encerrar, veja o histórico do Timão na Neo Química Arena ( Arena Corinthians) sua atual casa onde manda os seus jogos desde 2014:
Arena Corinthians
- 205 jogos;
- 126 vitórias;
- 56 empates;
- 23 derrotas;
- 324 gols pró;
- 136 gols contra.
- Títulos conquistados: 2 Campeonatos Brasileiros (2015 e 2017) e 3 Paulistas (2017, 2018, 2019.)
Neo Química Arena
- 96 jogos;
- 52 vitórias;
- 25 empates;
- 19 derrotas;
- 150 gols pró;
- 82 gols contra;
- Títulos conquistados: Nenhum.