19 de abril, Dia do Índio. E isso tem tudo a ver com o Corinthians. O Time do Povo, que reúne todas as raças, credos e crenças tem um feito inédito no Futebol Mundial atrelado ao povo indígena. É que o clube do Parque São Jorge é o único clube do mundo a ser Campeão Mundial de Clubes da FIFA com um indígena titular: o lateral-direito Índio.
Em 2000, o time do Corinthians contava com Índio no sistema defensivo. Ao lado de Fábio Luciano, Adilson Baptista e Kléber, o indígena comandou a defesa do Timão ao seu primeiro título Mundial contra o Vasco da Gama no Maracanã, após eliminar o marroquino Raja Casablanca, o saudita Al-Nasser e o Real Madrid. Um marco para o Futebol Brasileiro e Mundial.
Nenhum clube Campeão Mundial da FIFA teve um titular oriundo e genuíno de uma tribo. Que saiu de Palmeira dos Índios em Alagoas para a Base do Corinthians, e também levou a prática do Futebol aos indígenas. Mais do que faturar um título internacional, o Corinthians é um elo de união e valorização das tribos indígenas no país.
José Sátiro do Nascimento é oriundo da tribo Sátiro-Xucuru, que batalhou por séculos por liberdade e terras, eterna batalha com a Funai. O lateral-direito Campeão Paulista, Campeão Brasileiro e Campeão Mundial agora tem um novo sonho: caçar talentos em 16 aldeias e formar um clube apenas de indígenas na Tribo Xucuru-Kariri em Minas Gerais, após a Pandemia. O objetivo é inclusive futuramente disputar o Campeonato Mineiro. No Futebol, todo dia é Dia do Índio.
Leia também: Campanha Sangue Corinthiano leva 1.442 doadores à Neo Química Arena, entre eles um sobrevivente do atentado de Suzano