Neste dia, em 2006, o Corinthians viveria uma noite tensa no estádio do Pacaembu. O Timão enfrentaria o River Plate pelas oitavas de final da Libertadores daquele ano, e precisaria ganhar para avançar. O resultado no entanto, marcou quem estava no estádio naquele dia.
O Corinthians havia perdido o primeiro jogo em Buenos Aires por 3 a 2. Por ter feito dois gols fora de casa, o Timão precisaria de uma simples vitória por 1×0 para avançar no torneio. O Time do Povo veio escalado com: Sílvio Luiz, Coelho, Marcus Vinícius, Betão e Rubens Júnior; Xavier, Marcelo Mattos, Carlos Alberto e Ricardinho; Nilmar e Tévez. O então técnico Ademar Barros, disse ser o melhor time da história do Corinthians:
“Foi o melhor time que o Corinthians fez até hoje, eram jogadores de seleção. O melhor de todos os tempos. Pode ter igual, mas melhor não teve. Era melhor do que o que foi campeão (da Libertadores em 2012), mesmo os de antes, com Sócrates, Casagrande. O time de 2006 era melhor”
-disse Ademar Barros em entrevista ao GE.
O jogo
O River por sua vez tinha jogadores como Gallardo (atual técnico do time argentino) e Higuaín, que futuramente faria sua carreira em grandes times da Europa. O Timão fez a lição de casa, e abriu o placar ainda no primeiro tempo com Nilmar. Bastaria segurar o placar.
Porém, no segundo tempo, o time do Corinthians iria sofrer a virada. Coelho contra fez o primeiro gol do River Plate. Depois, Higuaín em duas oportunidades ampliaria o resultado para os argentinos. Após o terceiro gol, a torcida do Corinthians se revoltou, e tentou invadir o gramado para cobrar os jogadores. Vale lembrar que este também era um dos times mais caros de todos os tempos do Timão.
O fim da história todo mundo conhece: confusão generalizada no Pacaembu, fim de jogo antes do tempo regulamentar, e eliminação do Corinthians na Libertadores. Essa inclusive seria a última libertadores que o Corinthians jogaria até a temporada de 2010, quando também foi eliminado nas oitavas de finais, diante do Flamengo.
LEIA TAMBEM: Corinthians Sub-17 visita Memorial no Parque São Jorge