Aviso de Cookies

10 melhores momentos de Willian na Europa

Felipe Maia

melhores momentos do willian na europa
Após 14 anos de Europa, Willian volta ao Timão completo e com títulos na bagagem (Foto: Divulgação / Premier League)

Após 14 anos no futebol europeu, Willian está de volta ao Corinthians. Cria do Terrão, o meia de 19 anos era o principal jogador do alvinegro quando chamou a atenção do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

Dessa forma, vendido em 2007 por 14 milhões de euros, o meia deixou ótima impressão para a Fiel. Inclusive, há uma crença coletiva de que o Timão teria evitado o rebaixamento à segunda divisão.

Hoje, Willian tem 33 anos e é um jogador experiente e com currículo vencedor. Não à toa, disputou duas Copas do Mundo e venceu a Copa América de 2019 pela Seleção Brasileira, sendo presença constante nas convocações.

No velho continente, foram 614 partidas, 102 gols e 219 assistências por Shakhtar Donetsk, Anzhi Makhachkala, Chelsea e Arsenal. Além disso, possui uma vasta lista de títulos: quatro Campeonatos Ucranianos, três Supercopas da Ucrânia, uma Copa da UEFA, duas Premier Leagues, uma FA Cup, uma Carabao Cup e uma Europa League.

Para te ajudar a saber o que esperar do novo camisa 10 do Corinthians, separamos os 10 principais momentos de Willian no futebol europeu:

A chegada de Willian no Shakhtar Donetsk

Destino de muitos jogadores brasileiros, o Shakhtar Donetsk trouxe Willian para se juntar a nomes como o volante Fernandinho, os meias Jadson e Ilsinho e os atacantes Luiz Adriano e Brandão. Sua estreia foi na vitória sobre o Chornomorets Odesa por 2 a 1, enquanto o primeiro gol foi na goleada sobre o Arsenal Kyiv por 4 a 1 .

Campeão da Copa da Ucrânia e do Campeonato Ucraniano, o principal título de Willian no Shakhtar Donetsk foi conquistado na temporada seguinte: a Copa da UEFA, atual Liga Europa.

Titular na final contra o Werder Bremen, da Alemanha, Willian teve boas oportunidades na partida – apesar de não ter marcado. Nesse sentido, na temporada em que garantiu o único troféu internacional do Shakhtar, o brasileiro fez 52 partidas e marcou oito gols.

Afirmação no Shakhtar e interesse dos grandes centros

Como você pode imaginar, o ótimo desempenho de Willian no futebol ucraniano o tornou figurinha carimbada de especulações no mercado de transferências. Clubes dos grandes centros como Inter de Milão, Tottenham e Chelsea até tentaram contratá-lo, mas o Shakhtar fez jogo duro – afinal, não queria perder seu principal jogador.

Inclusive, os Blues tinham muito interesse em contar com Willian e fizeram propostas pelo meia nas duas janelas de 2012. Por ironia do destino, uma das grandes partidas do brasileiro pelo time ucraniano foi contra seu futuro clube.

Campeão da Champions League, o Chelsea do treinador Roberto Di Matteo passou sufoco contra seu futuro reforço. Willian marcou dois gols no Stamford Bridge, apesar dos Blues selaram a vitória por 3 a 2 com gol de Moses no final. Na Ucrânia, o futuro adversário do Timão no Mundial de Clubes foi derrotado por 2 a 1.

Como foi a curta passagem de Willian no futebol russo?

Graças à sua ótima passagem no futebol ucraniano, o brasileiro era cobiçado por clubes dos grandes centros. Quem contratou Willian, no entanto, foi um novo rico: o Anzhi Makhachkala, que contava com os ex-corintianos Roberto Carlos e Jucilei.

Comprado pelo bilionário Suleiman Kerimov em 2011, o clube tinha um projeto ambicioso de se tornar uma potência. Em janeiro de 2013, o meia foi contratado junto ao Shaktar pelo valor de 35 milhões de euros – e com expectativas altas.

No entanto, a passagem de Willian no Anzhi durou somente seis meses. Imediatista, o proprietário do clube russo cansou de esperar os bons resultados e vendeu todas as estrelas – incluindo o brasileiro e o atacante Samuel Eto’o, que foram juntos ao Chelsea.

Das 17 partidas de Willian no futebol russo, vale relembrar de sua estréia. Em partida válida pela Liga Europa, o Anzhi venceu o Hannover com assistência do brasileiro para Eto’o. Além disso, ele quase fez um golaço de cobertura.

A chegada de Willian no Chelsea

Depois de seis meses na Rússia, o meia foi disputado por clubes da Premier League. Apesar de até fazer exame médico para reforçar o Tottenham, seu destino foi outro time de Londres. A pedido do treinador José Mourinho, o Chelsea contratou Willian por 30 milhões de libras – o chapéu virou até uma música da torcida dos Blues.

Apesar de concorrer com jogadores como Eden Hazard, Oscar e Juan Mata, Willian teve uma boa primeira temporada em Stamford Bridge. Não à toa, ele conquistou a titularidade dos Blues e foi convocado à Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2014.

Terceiro colocado na Premier League e na Champions League, o Chelsea investiu pesado para conquistar títulos no ano seguinte. Com a chegada dos brasileiros Filipe Luís e Diego Costa e o espanhol Cesc Fàbregas, o time se tornou ainda mais competitivo.

Mesmo com a chegada de nomes de peso, Willian foi titular absoluto do time que venceu a Carabao Cup e a Premier League. Fã confesso do brasileiro, José Mourinho comemorou – e muito – lances como a assistência para o gol de Ivanovic, que selou a vitória sobre o Liverpool.

Willian, o melhor jogador do Chelsea em 2016

Campeão inglês, a expectativa do Chelsea era defender o título nacional. No entanto, o empate em casa com o Swansea City na abertura da competição deu a tônica de como seria a decepcionante temporada seguinte. Nervoso, José Mourinho foi demitido após uma derrota para o futuro campeão Leicester City deixar os Blues à beira da zona do rebaixamento.

Com a chegada de Guus Hiddink, o desempenho do Chelsea até melhorou – embora tenha terminado na décima colocação, longe das competições europeias. Apesar dos poucos destaques individuais, o brasileiro teve uma grande temporada.

Se destacando nas cobranças de falta, o meia apresentou o melhor aproveitamento do fundamento no futebol europeu. Gols como a pintura contra o Maccabi Tel Aviv, de Israel, o credenciaram a ser referência na bola parada. Não à toa, Willian foi eleito o melhor jogador do Chelsea em 2016.

https://www.youtube.com/watch?v=-7PSU-rhWSo

O gol mais bonito do Chelsea em 2018

Estabelecido no time titular do Chelsea, Willian manteve a titularidade com a chegada do treinador Antonio Conte. Dessa forma, no início de 2017/18, os Blues melhoraram drasticamente o desempenho em relação à temporada anterior. Jogando num esquema com três zagueiros, os Blues foram campeões da Premier League e finalistas da FA Cup.

Entre os gols mais marcantes de Willian na campanha vitoriosa, vale destacar o contra-ataque de almanaque que virou o placar contra o Manchester City. Em pleno Etihad, os Blues venceram o time de Pep Guardiola por 3 a 1, se firmando na briga pelo título.

No ano seguinte, os Blues conquistaram a FA Cup contra o Manchester United de José Mourinho. Quinto colocado na Premier League, o Chelsea teve que se contentar com vaga à Europa League de 2018/19 – que venceria sob comando do italiano Maurizio Sarri.

Willian manteve o ótimo desempenho individual dos anos anteriores. Seu tento contra o Brighton foi eleito o gol mais bonito do Chelsea em 2018. Outra bola na rede marcante foi contra o Barcelona, no empate por 1 a 1 pela Champions League. Na mesma temporada, o brasileiro foi eleito o melhor jogador dos Blues por seus colegas.

Willian, o camisa 10 do Chelsea

Após o Chelsea vender o belga Eden Hazard para o Real Madrid, Willian herdou a camisa 10 que era do atleta. Proibidos de contratarem reforços, os Blues apostaram em um time repleto de jogadores da base sob o comando do ídolo Frank Lampard. Contudo, apesar da expectativa de uma temporada difícil, o brasileiro foi um dos grandes destaques do time.

Foi uma temporada de ótimos números para o brasileiro. Contra o Lille, pela Champions League, Willian marcou o gol da vitória por 2 a 1 – justamente quando completou 300 partidas pelo clube. Em seguida, semanas depois, o meia fez os dois gols da vitória sobre o Tottenham no primeiro clássico do novo estádio dos Spurs.

Mesmo com problemas defensivos, o Chelsea se firmou na zona de classificação à Champions League. Por causa da pandemia de covid-19 e as medidas de lockdown, o futebol foi paralisado. Após a retomada das partidas, Willian manteve a boa fase e se tornou o primeiro jogador da Premier League a marcar gols em todos os meses do ano.

Em sete anos de Chelsea, Willian disputou 339 partidas, marcou 63 gols e registrou 62 assistências. Além disso, é o oitavo estrangeiro com mais partidas pelo clube – e o sexto com mais bolas na rede.

O ano decepcionante de Willian no Arsenal

Depois de sete anos no Chelsea, Willian decidiu mudar de ares. Apesar de Lampard pedir a renovação de contrato do brasileiro, jogador e diretoria não chegaram a um acordo. Desta forma, o Arsenal ofereceu um vínculo de três anos e salários de 200 mil libras por semana – assim, levando o meia para o norte de Londres.

Com grandes expectativas, a passagem de Willian no Arsenal foi decepcionante. Se a perspectiva era voltar à Liga dos Campeões e brigar por títulos, a realidade foi cruel. Em 37 jogos pelos Gunners, o brasileiro distribuiu sete assistências e marcou só um gol.

No entanto, vale ressaltar que Willian apresentou números superiores ao de seus colegas. Nesse sentido, dos jogadores Gunners na Premier League, ele foi o líder de assistências (5), chances criadas (5), gols de falta (1) e o segundo com mais passes decisivos (32).

Apesar de terminar na oitava colocação pelo segundo ano consecutivo, o Arsenal de Willian começou a temporada em grande estilo – e com certeza, trata-se do melhor jogo do brasileiro pela equipe. Lacazette abriu o placar após receber sobra de um gol do brasileiro, que ainda deu assistências para Gabriel e Aubameyang garantirem a vitória de 3 a 0 sobre o Fulham.

Deixe um comentário