”Aqui não sou nem de longe o treinador que já fui” disse Vítor Pereira em uma reflexão sobre o futebol brasileiro. O treinador do Corinthians esteve palestrando no evento Brasil Festival Expo 2022, organizado pela CBF. Ao lado, do técnico Luís Castro, do Botafogo, o comandante do Timão fez um panorama da sua experiência desde que chegou ao Brasil.
”Nunca olhei para o futebol brasileiro. Olhei para fazer scouting, observar jogadores, mas não para evoluir na minha carreira do ponto de vista tático. Via a maior parte dos jogos lentos, sem intensidade, taticamente partidos, essa era a ideia que eu tinha do futebol brasileiro” – comentou o técnico, que disse ter mudado de opinião e entendido porque Jorge Jesus falava que o Brasil tinha a liga mais difícil do mundo.
De fato, que o expressivo calendário brasileiro é desafiante, sendo bem diferente de Portugal. A sequência de jogos e a falta de treinamentos são aspectos que os técnicos portugueses não estão acostumados.
”Eu não estava preparado para o futebol brasileiro. Já me chamaram de pardal, o sincerão. Então vou continuar sendo sincero, porque eu gosto de trabalhar, pois a minha vida foi construída no trabalho. Eu via muito pouco futebol brasileiro, via mais a sentido de descobrir jogadores” – afirmou.
Tanto Vítor Pereira quanto Luís Castro destacaram a importância de projetos de base, que tenham ligação com a equipe principal. Velhos conhecidos, eles trabalharam juntos no Porto. Os portugueses tiveram momentos de descontração ao longo do evento e arrancaram risos da plateia.
Veja mais sobre o Timão:
+ Vítor Pereira admite erro em preparação do Corinthians: ‘Fiz uma cagada muito grande’
+ Próximo jogo