Aviso de Cookies

Vojvoda: 8 motivos para crer que será o novo técnico do Timão

Bruno Dookie

Updated on:

Vojvoda: 7 motivos para crer que será o novo técnico
Vojvoda | Thiago Gadelha/SVM

Tem apoio popular


Vojvoda é um nome que a diretoria pode trazer sem medo de errar. Não porque a chance de dar errado é zero. Isso não existe no futebol. Mas primeiro porque Vojvoda já se provou ser um grande técnico, pelos milagres que fez nos últimos anos pelo Fortaleza, com um elenco extremamente modesto, conseguiu ser destaque ano após ano. Ou seja, pode ser de fato um nome que vingue e traga títulos ao Corinthians, com um elenco muito mais forte que o time Cearense.
Mas que caso não consiga, poucos torcedores poderão dizer que foi uma aposta ousada.
Com isso, o nome de Vojvoda ainda é politicamente muito forte, pois é impossível o torcedor dizer no futuro, que não era uma das melhores apostas, senão a melhor da atualidade. Tem total respaldo popular da torcida pra ser contratado com louvor.

Conhece o Futebol Brasileiro


 O Corinthians não pode se dar ao luxo de trazer novamente outro nome que ainda precise de adaptação. É chegar e entregar resultado. Ponto Final. Enfrentamos a maior seca de títulos dos últimos 30 anos. O novo treinador não pode ser um desconhecedor completo do futebol brasileiro, que novamente não sabe dos jogos a cada 3 dias e do calendário apertado. O novo treinador precisa saber que NÃO pode deixar a estrela do clube num jogo de quartas-de-final de Libertadores, sendo quarta opção de ataque porque ele possivelmente corre menos que Mosquito ou Adson. O novo treinador precisa saber que qualidade no futebol sulamericano ainda define campeonatos e está acima de questões táticas em alguns casos.
O novo treinador precisa entender que você viaja muito no Brasileirão, que pode estar 6 graus na quarta em Caxias do Sul e 39 em Fortaleza no Domingo. Precisa saber da pressão da torcida, da imprensa e de tudo que envolve o nosso futebol.

Régua


Não é possível sair de uma régua tão alta, tecnicamente, profissionalmente e moralmente falando, pra uma régua baixa, com a contratação de um novo Sylvinho, por exemplo. O Corinthians entra em 2023 pra brigar por tudo, e provavelmente, com ótimo elenco novamente. Não poderá deixar um treinador pequeno comandar um grande elenco. Vojvoda pode até ser um novo Tiago Nunes? Quem sabe. Mas parece muito mais pronto que o Tiago de 2020.


Acabou o ciclo no Fortaleza?

O Corinthians não comete algo fora da curva ética tirando do Fortaleza, um clube inclusive de menor expressão, seu técnico numa virada de temporada. Clube do lado de lá pode até entender que o ciclo acabou, que o profissional quer almejar uma nova fase em sua profissão, um projeto novo e muito maior e até mesmo novos ares. Vojvoda sai em alta, ídolo da torcida, e sem ter os olhos furados por um clube do eixo RJ-SP. Tal qual aconteceu recentemente com Dorival Júnior em sua ida ao Flamengo no meio da temporada. Não entraves também nesse ponto.

Falta de nomes


Não há nomes ideais atualmente. Tite? Grande demais pro momento. Mano? Está empregado. Coudet? Desempregado, mas parece distante. Gallardo? Parece ótimo, mas caríssimo. Carille? Parece pequeno e impopular pro momento. Odair Hellman? Parece aposta. Nomes sulamericanos? Não parecem agradar. Quem trouxe o queridinho da temporada em 2019, consegue trazer o queridinho do momento em 2022, numa fase muito melhor financeiramente falando.

Cabe no bolso do Clube


Vojvoda não parece ser um nome distante quando se trata de dinheiro. O clube investia em torno de R$ 2,5 milhões de reais para manter Vitor e sua comissão portuguesa. O técnico do Fortaleza dificilmente viria por mais de R$ 1 milhão de reais. Já estava previsto gastar esse dinheiro em caso de permanência do português, para reforçar o clube e ainda sobra uma bala pra reforços. Pikachu vem aí pra tabelar com o novo Professor, hein? Hahaha.

Concorrência


Não parece haver concorrência à altura no Brasil para tirar o argentino do Fortaleza. Flamengo e Palmeiras estão satisfeitos com seus técnicos, mesmo com a chegada de SAFs, outros clubes não parecem conseguir disputar com o Corinthians numa possível proposta. Não apenas financeiramente falando, como tamanho de clube, contratações, projeto e todo o resto. O momento do Corinthians é favorável para sentar pra conversar com qualquer treinador. Apenas Atlético-MG parece poder atravessar essa situação.

Mercado Estrangeiro

E um cenário estrangeiro não parece ser ainda o ideal para Vojvoda. Um time médio de um país desconhecido hoje, soa menos tentador que treinar um dos maiores clubes do Brasil, em todos os quesitos. E não me parece que algum clube grande ou médio europeu esteja buscando um técnico de um “desconhecido” Fortaleza. Faltaria status e currículo para tal.

Seja quem vier, precisamos sempre lembrar que quem chegar, não pegará terra arrasada. O cenário do Corinthians ainda é muito melhor que anos recentes e o time titular, é bom lembrar, ainda é bastante forte para o futebol sulamericano.

Veja mais sobre o Timão:
Renato Augusto fala sobre o ano do Corinthians
Próximo jogo

Deixe um comentário