Contratada em agosto de 2019 para tentar fazer a Seleção Brasileira feminina conquistar pelo menos um ouro na Olimpíada, ou então o título da Copa do Mundo, Pia Sundhage foi desligada do comando da equipe nesta última quarta-feira (30). O contrato dela ia até o final dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Aos 63 anos, a técnica sueca veio de uma sequência de três finais olímpicas, onde conquistou o ouro com os Estados Unidos por duas vezes (2008 e 2012), e uma prata com a Suécia (2016).
Pia Sundhage conquistou algum título pela Seleção Brasileira?
Comandando o Brasil, a técnica conquistou apenas a Copa América de 2022. Quanto aos outros objetivos, ela caiu nas quartas de final das Olimpíadas de Tóquio, em 2021, e caiu na Copa do Mundo de 2023, ainda na fase de grupos.
No cargo, ela acumulou 57 jogos disputados, conquistando 34 vitórias, 10 derrotas e 13 empates.
Arthur Elias será o novo técnico da seleção feminina?
Ainda não há nada definido sobre isso, mas o técnico corinthiano aparece como um alvo natural da CBF, por conta do grande trabalho que faz na frente do Corinthians.
No início do mês, pouco depois da eliminação da Copa, ele falou sobre a possibilidade de assumir o comando da equipe.
“Claro que sim [estou preparado]. Mas acho que não é o momento, a Seleção está com a Pia ainda, vem de um resultado ruim. Não é momento de eu ficar falando sobre Seleção Brasileira, mas, respondendo diretamente a pergunta, sim, estou há muitos anos no futebol feminino”.
O treinador também falou sobre suas divergências em relação a Pia.
“Convicção acho que não [faltou para Pia na Copa]. Talvez tenha faltado uma interferência durante o jogo [contra a Jamaica] um pouco mais cedo. Eu penso futebol muito diferente da Pia, já falei isso publicamente, ela já falou isso publicamente. Tenho o maior respeito, a gente se fala muito, mas é muito diferente. Eu vi o jogo de outra forma”.
O que diz o Corinthians sobre as especulações?
O clube se manifestou no início dessa semana, e disse que conta normalmente com o técnico para os próximos compromissos do Corinthians.