Adeus, Tom Veiga! A mágica dos bonecos manipulados e personagens na formação do torcedor

Marcelo Alexandre Becker

Com o falecimento do corinthiano fanático Tom Veiga, o ator que dá vida ao personagem Louro José, do programa “Mais Você”, apresentado por Ana Maria Braga na Rede Globo por mais de vinte anos, levantou-se a seguinte discussão: a imensa importância de personagens lúdicos na formação de novos torcedores de clubes brasileiros.

butti louro josé tom veiga mais voce globo idcsccp identidade corinthiana corinthians buttiTV
Luís Butti homenageando tom Veiga (Foto: Divulgação/Identidade Corinthiana)

Tom, que transferiu toda a sua paixão pelo Alvinegro do Parque São Jorge na própria personalidade do papagaio em várias ocasiões do programa. Foi tão intenso na vida do torcedor e do clube, a ponto da Globo colocar um repórter do Mais Você ao vivo no Parque São Jorge, no dia nessa segunda-feira (02), um dia após seu falecimento.

E é aí que entra em cena a importância dos bonecos manipulados e personagens. Por exemplo na hora de competir paixão das crianças com times europeus como Real Madrid Paris Saint-Germain, Barcelona, Manchester City ou Juventus, que ganham cada vez mais força e presença no cotidiano das pequenos.

OS personagens corinthianos

CASCAO TIMAO

Desde os personagens de Mauricio de Sousa, como os corinthianos Cascão e Do Contra, o Mosqueteiro (e seu filho Mosquetinho) na versão de Ziraldo, o camundongo Xaropinho, do apresentador Ratinho no SBT, mais recentemente os Cavalinhos do Fantástico (que por sua vez, já havia a Zebrinha, que representava a Loteria Esportiva no começo dos anos 80) e claro, o próprio Louro José, vivido por Tom Veiga.

Entre licenciamentos, produtos, interações com itens dos clubes, encontros com atletas e aparições em momentos chaves, os personagens são valiosas armas para o Corinthians para conquistar as crianças (e adultos também). A perda de Tom Veiga não significa apenas o falecimento de um corinthiano extremamente querido.

Louro José fará falta

Entretanto, a perda de uma aparição diária de um personagem associado ao clube. Que entende os valores, a história e anseios do Corinthians e de seu torcedor. Uma entrega fiel de tudo o que o torcedor espera de experiência boa atrelada ao clube, mesmo em assuntos completamente alheios ao esporte.

Viva Tom Veiga! A Identidade Corinthiana também possui seus bonecos Jorginho e Wandinha. Com isso, deseja um abraço fraternal a Ana Maria Braga, a toda a equipe do Mais Você e para a família de Tom. Brilha, Louro!

Deixe um comentário